PUBLICIDADE

Dia de Ogum Xoroquê: entenda relação do orixá com Santo Antônio casamenteiro

Ambos celebrados em 13 de junho, Santo Antônio é associado ao orixá Ogum Xoroquê nas religiões de matriz africana

13 jun 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Ambos celebrados no dia 13 de junho, associação de Santo Antônio com o orixá Ogum Xoroquê é um reflexo do sincretismo religioso no Brasil, onde tradições africanas e católicas se encontram.
Santo Antônio é sincretizado com Ogum Xoroquê nas religiões de matriz africana
Santo Antônio é sincretizado com Ogum Xoroquê nas religiões de matriz africana
Foto: Reprodução: Pit Thomspon/Wikimedia Commons

No dia 13 de junho, é celebrado não apenas o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro querido por muitos, mas também o dia de Ogum Xoroquê, irmão de Exu e divindade cultuada nas religiões de matriz africana, como na umbanda. Essa celebração é um reflexo do sincretismo religioso no Brasil, onde tradições africanas e católicas se encontram.

Quem é Ogum, orixá representado na fantasia de Paolla Oliveira Quem é Ogum, orixá representado na fantasia de Paolla Oliveira

No catolicismo, as celebrações por Santo Antônio são mais ligadas ao amor, e nas religiões de matriz africana, o dia de Ogum Xoroquê é marcado por pedidos por trabalho e abertura de caminhos. No entanto, as duas figuras são associadas nas religiões de matriz africana.

Quando os negros escravizados chegaram ao Brasil, foram impedidos de cultuarem crenças afro-religiosas e eram obrigados a rezarem para santos católicos. Como uma forma de burlar essa ordem, eles usavam imagens de santos em suas orações e os associavam a seus orixás para exercerem sua fé disfarçadamente.

Essa prática de combinar elementos de diferentes tradições religiosas para criar práticas e crenças únicas é chamada de sincretismo religioso. Dessa forma, Santo Antônio é sincretizado com Ogum Xoroquê nas religiões de matriz africana. Ogum é o orixá da guerra e da tecnologia, relacionado aos elementos ferro, metal e aço, enquanto Xoroquê é uma qualidade ou especificidade diferente desse orixá.

O sincretismo religioso pode variar em suas interpretações de acordo com os terreiros: enquanto para alguns essa associação aconteceu de forma aleatória, para outros a combinação ocorreu devido às características semelhantes entre as duas figuras, como:

  • Tanto Ogum Xoroquê quanto Santo Antônio são vistos como figuras protetoras e guerreiras. Santo Antônio, além de suas associações amorosas, também é lembrado como protetor dos pobres;
  • Ambas as figuras recebem oferendas e homenagens de seus devotos, que pedem proteção, força e auxílio em seus problemas. 

E dependendo da região, Santo Antônio ainda pode ser associado a outro orixá, assim como Ogum Xoroquê pode ser associado a outro santo.

Comemoração nos terreiros

Nos terreiros, Ogum Xoroquê é celebrado com danças, cantos, festas e oferendas para honrar não só o orixá, mas também os devotos que o homenageiam.

Além disso, Santo Antônio também é celebrado em alguns terreiros. É comum que pessoas de religiões de matriz africana rezem e façam oferendas para o santo, o que pode incluir objetos sagrados relacionados a esse santo e velas, buscando ajuda e proteção.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade