PUBLICIDADE

Cerca de 8 em cada 10 pessoas pretas que tiveram relacionamentos inter-raciais afirmam que o parceiro era branco

Levantamento do Datafolha traz dados sobre relacionamentos afetivos; confira destaques

20 nov 2023 - 15h09
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/iStock/adamkaz

A maioria das pessoas pretas que tiveram relacionamentos inter-raciais tiveram parceiros brancos, afirma pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo, 19. 

Dos entrevistados, quase um quarto (24%) declarou que seus últimos relacionamentos foram exclusivamente inter-raciais. Desses entrevistados, 44% disseram terem se relacionado com pessoas brancas e 33% com pretas. Amarelas e indígenas somaram 9%. Os demais 16% citaram ‘outras’.

Considerando autodeclaração dos entrevistados, 77% das pessoas pretas que afirmaram apenas terem tido relacionamentos inter-raciais disseram ter se relacionado com parceiros brancos.

No inverso, 51% das pessoas brancas responderam terem se relacionado apenas com pretos e 47% com pardos. No caso dos respondentes pardos, 64% responderam terem se relacionado apenas com brancos.

Segundo a Folha de S. Paulo, a pesquisa entrevistou presencialmente 2.005 pessoas com 16 anos ou mais, em 111 municípios de todas as regiões do país. O levantamento foi feito de 9 a 17 de outubro de 2023 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Casamento

Dos entrevistados, 99% responderam já terem tido algum relacionamento amoroso Desdes, 47% responderam que já se casaram ou foram morar com alguém com a cor de pele diferente da sua. Desse grupo que respondeu positivamente, 41% dos casos o parceiro era branco, 27% preto e 34% pardo.

Considerando os entrevistados que se declararam pretos, 70% afirmaram terem se casado ou terem ido morar junto com uma pessoa branca. No caso dos entrevistados brancos, 33% afirmaram que o parceiro era preto.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade