PUBLICIDADE

Caso Richarlison: presidente da CBF reforça posição contra racismo e aguarda punição da Fifa

Ednaldo Rodrigues revela andamento no procedimento disciplinar e afirma: 'Vamos continuar pregando até todos entenderem'

6 out 2022 - 14h01
(atualizado em 7/10/2022 às 18h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Richarlison sofreu racismo no amistoso contra a Tunísia (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Richarlison sofreu racismo no amistoso contra a Tunísia (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Foto: Lance!

Em evento na sede da CBF, o presidente Ednaldo Rodrigues concedeu coletiva de imprensa após anunciar um novo acordo de patrocínio da entidade. Entre os assuntos abordados estava o caso de racismo sofrido por Richarlison no amistoso da Seleção Brasileira contra a Tunísia, no fim de setembro.

A Fifa abriu procedimento disciplinar logo após a partida e, de acordo com Ednaldo, houve evolução nos últimos dias. O dirigente elogiou a postura de Gianni Infantino, presidente da entidade mundial, e disse estar confiante em uma punição.

- A Fifa abriu um procedimento imediato com relação ao episódio. Parece que a gente fica pregando no deserto, mas vamos continuar pregando até todos entenderem que isso agride às pessoas. O presidente Infantino tem o mesmo pensamento de combater (o racismo) com veemência. Ele abriu o procedimento disciplinar, que está andando, e acredito realmente que terá punição.

O episódio aconteceu no último dia 27 de setembro, no primeiro tempo do amisto contra a Tunísia. Depois do gol de Richarlison, o segundo do Brasil, uma pessoa na arquibancada atirou uma banana no campo de jogo. Funcionários da CBF tentaram identificar o autor do ato, mas não conseguiram.

Enquanto aguarda a resolução do caso, a Seleção Brasileira se prepara para a disputa da Copa do Mundo do Qatar. A convocação final será no dia 7 de novembro, enquanto a lista de 55 atletas será enviada à Fifa em 21 de outubro. Os jogadores se reúnem em Turim no dia 14 de novembro, e o Brasil estreia contra a Sérvia no dia 24.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade