PUBLICIDADE

Bolsonaro usa expressão racista e diz que negro é pesado em "arrobas"

Presidente ainda ironizou fato de já ter sido processado por usar o mesmo termo em outra ocasião

12 mai 2022 - 16h25
(atualizado às 16h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro
Foto: Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou, nesta quinta-feira, 12, a usar uma expressão racista durante conversa com simpatizantes no cercadinho do Palácio da Alvorada. Rindo, o presidente perguntou quantas "arrobas" um apoiador negro, que estava presente no momento, pesava. "Conseguiram te levantar, pô? Tu pesa o quê, mais de sete arrobas, não é?", disse Bolsonaro.

Logo depois, o presidente também lembrou que já foi processado pelo crime de racismo anteriormente por ter usado a mesma expressão, ironizando a sentença judicial. Em 2018, em visita a uma comunidade quilombola, ele afirmou que "o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas" e que "nem para procriador ele serve mais".

Essa não é a primeira vez que o presidente usa essa expressão para se referir a uma pessoa negra. O primeiro episódio foi em 2018. 

O caso foi denunciado pela própria Procuradoria-Geral da República (PGR), mas foi rejeitada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) no mesmo ano por 3 votos a 2, sob argumento de que ele teria imunidade parlamentar. Em 2017, porém, ele já havia sido condenado em primeira instância por declaração similar.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade