PUBLICIDADE

10 "red flags" em homens que as mulheres não devem ignorar no relacionamento

Termo que significa "bandeiras vermelhas” pode indicar sinais de um relacionamento abusivo; saiba identificar

19 jun 2024 - 17h52
(atualizado em 23/6/2024 às 05h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Confira sinais que podem indicar um relacionamento abusivo
Confira sinais que podem indicar um relacionamento abusivo
Foto: Freepik

Em um relacionamento saudável, o respeito, a comunicação e as liberdades individuais devem prevalecer. No entanto, em uma sociedade machista, comportamentos tóxicos em relação às mulheres continuam sendo reproduzidos. 

Para entender alguns desses comportamentos, listamos 10 “red flags” – termo em inglês que significa "bandeiras vermelhas" – que a mulher não deve ignorar dentro de uma relação afetiva.  

Confira sinais que podem indicar um relacionamento abusivo: 

  • Controle excessivo: o parceiro tenta ditar as roupas que a mulher usa, com quais amigos deve sair, além de sempre organizar as atividades e o que faz no tempo livre. 
  • Ciúme possessivo: demonstra ciúme exagerado, controlando até as redes sociais, e impede a mulher de falar com outros homens.
  • Isolamento social: afasta a mulher das amigas e de familiares próximos, fazendo com que se sinta sozinha e dependente dele.
  • Humilhações e ofensas: ataca a autoestima da parceira, inferiorizando e desmerecendo tudo o que ela faz, com críticas constantes. 
  • Irresponsabilidade: não cumpre promessas feitas à parceira, é negligente com suas responsabilidades e coloca todas as funções domésticas sob o cuidado da mulher. 
  • Falta de comunicação: quando o homem se recusa a conversar sobre problemas importantes, não se abre ao diálogo.
  • Desinteresse pelo relacionamento: não demonstra interesse em passar tempo com a parceira, não se esforça para manter o relacionamento saudável.
  • Pressão por sexo: pressiona a companheira para ter relações sexuais quando ela não quer,  ignora ou a pune caso haja recusa.
  • Ameaças e chantagens: em casos mais graves, o homem faz ameaças com violência física ou emocional, chantageia a mulher para fazer o que ele quer.
  • Agressividade: quando ele agride fisicamente, verbalmente ou emocionalmente.

9 sinais pouco visíveis de um relacionamento abusivo 9 sinais pouco visíveis de um relacionamento abusivo

Não ignore os sinais de alerta

Se você identificar alguns desses sinais em seu relacionamento, é importante buscar ajuda. Conversar com um amigo ou familiar de confiança, procurar apoio profissional de um psicólogo ou terapeuta, e, em casos mais graves, denunciar à Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) são medidas essenciais para se proteger nessa situação. 

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade