Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Mundo alerta ante a queda da estação russa Mir

Quinta, 22 de março de 2001, 20h08
O sul do Pacífico estava em alerta esta quinta-feira ante a destruição da estação orbital russa Mir, que cairá em uma área de 200 quilômetros de largura por 6 mil de comprimento entre as costas da Nova Zelândia e Chile às 03h20 desta madrugada de sexta-feira.

A Mir ("Estrela" em russo) parou esta quinta-feira de girar sobre si mesma, se orientou para o Sol e está preparada para sua entrada final na atmosfera, antes de afundar no Pacífico, informou em Moscou o Centro Russo de Controle de Vôos Espaciais.

Este centro se mantém em contato com os engenheiros e técnicos do Centro de Controle de Satélites do Chile, que estão em estado de alerta ante a possibilidade de que alguns dos 1,5 mil fragmentos da Mir se desviem em sua queda, a mais de 3 mil km por hora, e caiam em algum ponto do sul do Chile.

"Estamos em alerta e dividindo informações com todos os organismos especializados", destacou por sua vez o diretor do Departamento Nacional de Emêrgencia do Ministério do Interior (ONEMI), Alberto Maturana.

O Chile já manifestou seu "descontentamento" às autoridades russas e instruiu seu embaixador em Moscou, Pablo Cabrera, para que não vá presenciar a operação no Centro de Vôos Espaciais, como forma de mostrar sua preocupação pelo uso do Pacífico sul como "cemitério" de equipamentos espaciais.

Na Ilha de Páscoa, território chileno do Pacífico situada 3.760 km a oeste do continente sul-americano, a maioria de seus 3 mil habitantes não estão alarmados com a iminente queda da estação russa, 500 km ao sul de suas praias, ainda que estimando que, se isso acontecer, confiam na proteção de seus moais, as gigantescas estátuas de pedra que guardam ancestralmente o chamado "Umbigo do Mundo".

A Linha Aérea Nacional (LAN Chile) não suspendeu seus vôos entre Santiago e esse território insular, mas desviou sua rota em 100 km para o norte, para ficar fora da área de restrição estabelecida pela Direção Geral de Aeronáutica Civil.

Um Boeing da companhia vai partir de Santiago às 22h45 para se encontrar em plento trajeto para Páscoa na hora da queda da estação espacial, informou a LAN Chile.

Enquanto isso, na Nova Zelândia, cinco vôos internacionais que deveriam partir de Auckland e atravessar o sul do Pacífico foram atrasados uma hora, por precaução.

Em alto mar, 30 barcos de pesca de bandeiras neo-zelandesa, candense, americana ou das Ilhas Cook, estão na zona onde a Mir cairá, e temem a possibilidade de serem atingidos, segundo a chancelaria da Nova Zelândia e a Western Fishboats Owners Association, com sede na Califórnia.

"Ninguém nos previniu, até a semana passada, que uma estação espacial de 140 toneladas iria cair em nossa área de pesca", afirmou Wayne Heikkila, diretor da associação.

"Nossos pescadores serão os melhores colocados para ver o enorme objeto fabricado pelo homem cair na Terra, assim como para assistir sua prórpia desgraça", frisou.

Mas o risco para a população em terra é menor, segundo Robert Culp, perito mundial sobre lixo espacial. A queda da Mir "está sob controle", mas no caso de se desviar "representaria uma ameaça menor para as populações", assegurou.

Leia mais:
» Mir é estabilizada antes da desintegração na atmosfera
» Chile aguarda preocupado queda da Mir perto de sua costa
» Russos estão prontos para dizer adeus à Mir
» Sul do Pacífico prepara-se para a destruição da Mir
» Saiba tudo sobre a queda da Mir
Veja a galeria de fotos do orgulho soviético no espaço

Copyright 2001 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.