Na véspera do dia em que a estação espacial Mir deverá desintegrar-se na atmosfera, os controladores espaciais russos ligaram hoje o sistema de orientação da nave e, segundo o Centro de Controle da Missão, conseguiram estabilizá-la.Os funcionários emitiram comandos à Mir para recuperar o controle total da estação. Até agora, o computador da nave, construída há 15 anos, enviava dados à Terra, mas não recebia informações e tampouco controlava a estação.
O computador inclui um sistema de piloto automático que deveria ser ativado para que a estação se alinhe. As autoridades russas haviam permitido que a Mir, já sem tripulação, vague a uma velocidade lenta para conservar combustível e potência. Os foguetes propulsores foram incendiados pouco depois que o controle computadorizado se ativou.
O Centro de Controle da Missão reparou a orientação da Mir e alinhou seus painéis solares para captar mais energia. Os controladores na Terra só podem se comunicar com a estação em determinadas voltas orbitais, quando a nave está sobre o território russo.
A estação espacial Mir já percorreu mais de 86 mil vezes a órbita da Terra até esta quinta-feira. A nave será destruída na madrugada desta sexta-feira.
Leia mais:
» Chile aguarda preocupado queda da Mir perto de sua costa
» Russos estão prontos para dizer adeus à Mir
» Sul do Pacífico prepara-se para a destruição da Mir
» Saiba tudo sobre a queda da Mir