Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Democrata diz que Gore foi prejudicado por confusão em cédulas

Quinta, 09 de novembro de 2000, 01h39min
Um líder democrata no condado de Palm Beach, no norte da Flórida, advertiu esta quarta-feira sobre a possibilidade de iniciar um processo judicial devido a um erro nas cédulas eleitorais, que poderia ter prejudicado os votos de Al Gore na região, um bastião democrata.

Centena de partidários democratas do condado denunciaram que a forma como a cédula eleitoral foi elaborada pode ter levado muitos eleitores a assinalar na cédula o nome do candidato ultraconservador Pat Buchanan, do Partido da Reforma, quando pensavam ter assinalado o nome de Gore, disse a comissão do Partido Democrata na zona.

Em todo Estado da Flórida, Buchanan obteve 16.962 votos nas eleições gerais de terça-feira, sendo que 3.407 (cerca de 20%) eram de Palm Beach, um dos 67 condados do Estado, de acordo com resultados oficiais provisórios. No condado de Dade (Miami), por exemplo, o candidato reformista conseguiu apenas 561 votos, apesar do maior número de eleitores na região.

Surpresos com os resultados de sua área, os responsáveis democratas de Palm Beach perceberam que nas cédulas de votação o quadrado correspondente a Al Gore poderia ser facilmente confundido com o correspondente a Buchanan. Segundo o jornal local Sun Sentinel, isso ocorreu com freqüência nas seções eleitorais da região.

O nome de Buchanan aparecia na cédula de votação à direita do de Gore, e não estava claro a que candidato correspondia o quadrado para assinalar o voto, disseram alguns eleitores.

"Muitos ficamos sem saber se votamos corretamente", disse uma das eleitoras, Eleanor Merblum, de 80 anos, ao jornal Sun Sentinel.

Um advogado de um grupo que promove os direitos civis pediu à fiscal geral (Secretária de Justiça) Janet Reno que investigue a situação no condado.

Leia mais:
» Democracia americana vive dilema
» Gore telefona para Bush e retira as cumprimentos
» Comitê de Gore espera com nervosismo a recontagem na Flórida
» Recontagem dos votos na Flórida será retomada amanhã
» Eleitores de Palm Beach vão à justiça para anular eleição
» Hillary Clinton nega candidatura à presidência em 2004
» Mais da metade dos americanos inscritos votaram
» Bush cautelosamente proclama sua vitória
» Sistema eleitoral dos EUA confunde o mundo
» Votos pelo correio podem definir eleição
» Gore tem 48,59% e Bush 48,31% do total dos votos até agora
» Recontagem de votos na Flórida deve terminar amanhã
» Gore cumprimenta Bush pela vitória mas volta atrás
» Últimas notícias sobre o assunto
» Saiba tudo sobre as eleições nos EUA

Copyright 2000 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.