Mergulhadores noruegueses não conseguiram abrir a escotilha que dá acesso a uma câmara de descompressão onde se encontra o corpo de um tripulante. As equipes de salvamento ainda não sabem se este tripulante esta vivo ou morto. A rede estatal de televisão RTR afirma que este possível sobrevivente teria entrado na câmara e retirado a água, que invadiu o submarino após a explosão, com os meios apropriados.Ainda segundo a RTR, as equipes de resgate fracassaram na tentativa de abrir a comporta de acesso ao Kursk, visivelmente afetada pelas explosões que destruíram a parte dianteira do submarino, apesar de conseguirem retirar os escombros que obstruíam a entrada.
As equipes de mergulhadores ainda esperam que um exame do barômetro situado na entrada da escotilha indique se a pressão dentro do Kusrk era suficientemente baixa para algum membro da tripulação ter sobrevivido.
Hoje o chefe dos mergulhadores noruegueses, almirante Einar Skorgen, lamentou a perda de tempo na operação de salvamento. "Perdemos um pouco de tempo, mas avançamos rapidamente quando fomos pressionados a pedir autorização diretamente ao comandante da marinha russa. disse.
Desde o acidente com o submarino, todos os esforços da marinha russa para se chegar ao Kusk fracassaram. O governo russo decidiu pedir ajuda aos países membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para resgatar os tripulantes.
Leia mais:
» Noruega diz que escotilha do submarino pode ser aberta
» Mergulhadores encontram homem no Kursk
» Veja como foi a aproximação
» Resgate faz nova descida
» Equipe analisa situação
» Rússia é acusada de negligência
» Escotilha está danificada
» Chances de haver sobreviventes são remotas
» Tudo sobre o caso e galeria de fotos
» Rússia prepara funeral dos marinheiros
» Os piores acidentes com submarinos
» Vídeo sobre o caso (em espanhol)