A equipe intenacional de resgate que trabalha no salvamento do submarino nuclear russo, afundado desde dia 12, envia 12 mergulhadores noruegueses especializados em missões de altas profundidades para ajudarem na acoplagem de um sino de salvamento à uma das escotilhas do Kursk. Os mergulhadores estão divididos em gupos de três e trabalharão ininterruptamente durante todo dia. Os três primeiros homens foram enviados às 11h15 da manhã (horário local).As primeiras imagens feitas nesta madrugada pelo minissubmarino britânico LR5 mostram que as avarias sofridas pelo submarino afetaram a principal escotilha de acesso do Kursk. O objetivo dos mergulhadores é abrir a escotilha usando ferramentas especiais e depois conectarem o sino de salvamento, que fornecerá oxigênio ao interior do submarino.
O porta-voz da marinha russa, Igor Dygalo disse que o salvamento do Kursk, e dos prováveis sobreviventes está nas "mãos dos mergulhadores".
O porta-voz do comando militar norueguês, John Espen Lien, disse que as condições climáticas na região melhoraram sensivelmente, o que ajudará bastante nas operções de hoje.
AS informações são do TV estatal russa RTR e agências internacionais.
Leia mais:
» Rússia recebe preces do mundo inteiro pela Internet
» Ainda há chances de sobreviventes no submarino russo
» Mergulhadores pretendem verificar o Kursk de perto
» Escotilha de acesso ao Kursk está danificada
» Minissubmarino analisa situação do Kursk
» Principais notícias sobre o submarino nuclear russo
» Principais acidentes de submarinos nucleares
» Brasil prepara submarino nuclear
» Veja a animação
» Confira as fotos e a descrição do submarino