Atualizada às 12h27Mergulhadores noruegueses que examinavam o Kursk no domingo acreditam que um dos 118 marinheiros do Kursk está preso na câmara de compressão que leva para fora da embarcação, mas não sabem ainda se ele está vivo ou morto, divulgou a TV russa.
O repórter da televisão RTR, Arkady Mamontov, falando do convés de um cruzador no local do acidente, disse que o homem pode ter tentado escapar do submarino na hora do desastre, há uma semana. Ele disse que os mergulhadores estavam tentando sem sucesso abrir a escotilha do submarino.
Eles conseguiram abrir uma válvula no lado de fora do submarino, que deveria permitir que a água entrasse pela câmara de compressão, equalizando a pressão com o mar do lado de fora. Mas nenhum ar saiu da câmara, o que significa que ela já estava cheia de água, disse Mamontov. "Isso significa que durante o acidente alguém tentou sair e foi até essa câmara de compressão, fechou a escotilha inferior e deixou a água entrar para poder seguir adiante", acrescentou o repórter.
Leia mais:
» Veja como foi a primeira aproximação
» Fiéis ortodoxos rezam pelos mártires do Kursk
» TV russa divulga primeiras imagens da escotilha do Kursk
» Resgate faz nova descida
» Equipe analisa situação
» Rússia é acusada de negligência
» Escotilha está danificada
» Chances de haver sobreviventes são remotas
» Rússia prepara funeral dos marinheiros
» Tudo sobre o caso e galeria de fotos
» Os piores acidentes com submarinos
» Vídeo sobre o caso (em espanhol)