Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Nelson Piquet, Brabham  Foto: Divulgação / Guia do Carro

Grandes pilotos da F1: Nelson Piquet – o mais criativo

O piloto que venceu tanto com a cabeça quanto com as mãos

Imagem: Divulgação / Guia do Carro
  • Sergio Quintanilha*
Compartilhar
23 out 2025 - 11h56
(atualizado às 11h57)
Nelson Piquet, Williams
Nelson Piquet, Williams
Foto: Divulgação / Guia do Carro

Grandes pilotos da F1 definidos por um atributo

Nelson Piquet foi um dos grandes estrategistas naturais da Fórmula 1 – um gênio da improvisação e do raciocínio técnico. Em uma era de talentos exuberantes, Piquet se destacou pela inteligência prática, pela leitura de corrida e pela capacidade de entender o carro como poucos. Ele não apenas pilotava; pensava enquanto pilotava.

Brasileiro irreverente e polêmico, Piquet chegou à F1 em 1978 e rapidamente chamou atenção por sua precisão e frieza. Na Brabham de Gordon Murray, tornou-se uma peça essencial no desenvolvimento de soluções técnicas inovadoras – como o uso criativo das paradas no boxe e da redução de peso. Seu talento para traduzir sensações mecânicas em linguagem de engenheiro o tornava um aliado inestimável nas garagens.

Nos anos 1980, Piquet dominou o esporte com um estilo único: sem gestos heroicos, sem dramatização, mas com uma inteligência cortante. Bicampeão com a Brabham (1981 e 1983) e novamente campeão com a Williams (1987), foi capaz de vencer corridas nas condições mais improváveis – às vezes economizando o carro enquanto os rivais o destruíam. E ainda usava o humor, a ironia e o improviso como armas psicológicas contra seus rivais.

Fora das pistas, mantinha o mesmo estilo: cético, irreverente (ou mal-educado e grosso), mas profundamente técnico. Piquet sempre acreditou que o segredo não era correr mais rápido, embora ele fosse muito rápido, mas correr melhor, com eficiência e engenhosidade.

É por isso que destacamos Nelson Piquet como o mais criativo: porque fez da imaginação e da inteligência suas ferramentas de vitória, mostrando que, na Fórmula 1, genialidade também se expressa em como se pensa e em como se age – não só em como se acelera.

Nelson Piquet, Brabham
Nelson Piquet, Brabham
Foto: Divulgação / Guia do Carro
  • Vitórias: 23
  • Poles: 24
  • Títulos: 3 (1981, 1983, 1987)
  • GPs disputados: 204 (1978–1991)
  • Equipes: Ensign, McLaren, Brabham, Williams, Lotus, Benetton

*Sergio Quintanilha, jornalista especializado em F1 (ex-editor das revistas Grid e Racing), teve auxílio de IA na criação desta matéria.

ACOMPANHE NO GUIA DO CARRO ESTA SÉRIE ESPECIAL

Guia do Carro
PUBLICIDADE