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Brasileiros desejam comprar carro eletrificado, diz pesquisa

Consumidores que querem comprar um carro novo em 2023 estão de olho em híbridos ou elétricos; custo ainda é o principal obstáculo

21 nov 2022 - 17h08
(atualizado às 19h06)
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Brasileiros desejam carros eletrificados, diz pesquisa.
Brasileiros desejam carros eletrificados, diz pesquisa.
Foto: Renault / Divulgação

De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma digital 123Seguro, 60% dos motoristas brasileiros que pretendem trocar de carro no ano que vem consideram a possibilidade de adquirir um modelo elétrico ou híbrido. Para obter essas informações, a empresa entrevistou condutores de todo o País que estão cadastrados na plataforma.

O levantamento aponta que 37% das pessoas disseram preferir modelos que combinam motores elétricos e a combustão, enquanto 26% deseja carros movidos à gasolina, 23% automóveis elétricos, 12% flex e apenas 2% a gás natural. Atualmente, a maior parte dos entrevistados utiliza carros movidos a gasolina (52%) e flex (32%), enquanto apenas 9% utiliza veículos híbridos.

“Há muito tempo se discute se os carros movidos a gasolina realmente vão chegar ao fim. Entretanto, ano após ano, vemos a continuidade na preferência dos motoristas por esse tipo de modelo”, declarou Marcelo Biasoli, gerente regional da 123Seguro.

Brasileiros desejam carros eletrificados, diz pesquisa.
Brasileiros desejam carros eletrificados, diz pesquisa.
Foto: Toyota / Divulgação

“Decidimos elaborar uma pesquisa para entender como estão as preferências da população brasileira quanto aos tipos de automóveis e notamos que muitas pessoas estão de olho no modelo híbrido”, completou.

De acordo com o levantamento, o principal obstáculo em comprar um carro híbrido é o custo (63%), seguido da falta de infraestrutura de abastecimento (25%), incerteza tecnológica (7%) e a limitada disponibilidade e escolha dos modelos.

“Vemos que, na Europa, o efeito Tesla já está acontecendo. Os carros elétricos ganharam o gosto da população e estão ficando cada vez mais populares. Isso aponta uma tendência que está cada vez mais próxima de chegar aqui no Brasil”, explicou Biasoli.

Além do tipo de motores dos veículos, o estudo feito pela 123Seguro também analisou as tendências tecnológicas para o mercado de seguros. Quando questionados sobre o monitoramento dos automóveis por parte ds seguradoras, 82% dos entrevistados disseram que se sentiriam confortáveis ou muito confortáveis.

Os principais motivos incluem as possíveis situações: se o carro quebrar na estrada e o provedor de assistência puder acessar remotamente a localização e o status do veículo (68%), se o motorista puder obter um preço de seguro com base nos quilômetros percorridos (18%), se a oficina local precisar acessar os dados do carro remotamente (7%) e outro motivo (7%). 

“Os dados coletados apontam que a segurança do motorista e do seu carro estão à frente da privacidade. As pessoas não se importam em compartilhar informações se elas serão benéficas para resolver dores de cabeça”, finalizou o executivo.

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