Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Especial

10/07/2000
Bancos querem prender clientes pelo telefone

Os bancos estão investindo pesado na tecnologia WAP. E o motivo é mais do que óbvio: de acordo com Roberto Setúbal, presidente da Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban), 67% das transações de clientes serão facilitadas pelo uso do WAP, principalmente pela ampliação dos serviços de auto-atendimento e de Internet banking.

"O volume de transações bancárias automatizadas vai crescer ainda mais quando os celulares estiverem habilitados para operar", disse o executivo, durante o CIAB 2000 (10º Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação), realizado em São Paulo na semana passada.

Acordos
Seis bancos já fecharam acordos com a Telesp Celular para oferecer serviços de WAP por intermédio da operadora: Bradesco, Unibanco, Banco 1, Banco do Brasil, Itaú e BankBoston. Embora o WAP permita que se conecte qualquer site montado com a tecnologia no mundo, as operadoras de celular oferecerão um menu reduzido, com os serviços conveniados, para facilitar a conexão do cliente. Mas, como o espaço disponível na telinha do celular é pequeno, os bancos vivem atualmente uma disputa para conseguir a melhor colocação na listagem da Telesp Celular.

Serviços diferentes
Cada banco oferecerá serviços diferentes de WAP. O Unibanco, que inaugurou seu sistema na semana passada, oferece consulta a saldos e extratos da conta corrente, dos investimentos e dos cartões de crédito. Em meados de julho, permitirá a realização de transferências para outros bancos (DOC), transações com cartão de crédito, desbloqueio e solicitação de talões de cheques, aplicações e resgates de investimentos.

O Itaú, por sua vez, oferecerá transferências de dinheiro, pagamento de contas e acesso a saldo e extratos, até o fim do ano. Já o BankBoston só dispõe, por enquanto, de um sistema de localização das agências ou caixas eletrônicos mais próximos do cliente. O banco prometia para esta semana a inauguração de serviços de transações por celular.

O Itaú anunciou que pretende atingir 20% dos usuários de WAP da Telesp Celular (100 mil pessoas) até o fim do ano. As metas do BankBoston são de atender a 15% da base de clientes de seu Internet banking, ou seja, cerca de 5 mil pessoas.

JORNAL DA TARDE

<- Anterior | Início | Próximo ->
Volta para a capa | Volta para Especial



Gráficos

» Sites com conteúdo WAP

» Tire suas
dúvidas


» Modelos de celulares para WAP


Era WAP

» WAP dá início à nova era do celular

» Fabricantes não perdem tempo

» Conteúdos recheiam a telinha

» Banda C só em 2001

» Bancos querem prender clientes

» Não é necessário regulamentação


Atalhos

» Terra WAP

 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade