10/07/2000
Conteúdos recheiam a telinha do celular
São 18 milhões os brasileiros que usam telefones celulares e serão 29 milhões em 2001; 10% dessa base deverá usar o serviço sem fio de Internet. A BCP e a Telesp Celular já ofereciam serviços de envio de mensagens curtas (short message) para os aparelhos por meio de uma página na Internet ou de aparelho para aparelho; notÃcias rápidas sobre bolsa e trânsito, além de mensagens ditadas e enviadas por escrito à tela do destinatário. Mas com o WAP, os serviços de "conveniência" serão incrementados e você poderá acessar sua conta bancária, comprar produtos, localizar o restaurante em que vai jantar, além dos tradicionais serviços de notÃcias, horóscopo, trânsito e envio de mensagens por e-mail.
No momento não parece haver muita vantagem em relação ao que se tinha até agora, mas as possibilidades para um futuro próximo são promissoras, na medida em que os conteúdos são incrementados de acordo com as necessidades do mercado. Na opinião de Lucas Longo, gerente de projetos do Zip.Net, responsável pelo desenvolvimento do wapsite da Telesp Celular, a principal vantagem é a interatividade. "O usuário vai atrás das informações que interessam. Além disso, a gama de serviços é muito maior. É possÃvel usar sistemas de Internet Banking dos bancos conveniados e fazer compras de flores, farmácia e acessórios para celulares. Em breve, teremos um guia de lazer, com cinema, restaurantes e bares."
Como a digitação em uma aparelho celular é bastante incômoda, e também pela desconfiança quanto à segurança do sistema, para fazer compras será preciso um cadastro no Zip.Shop na página do Zip.Net (www.zipnet.com.br). Você terá de informar o número do cartão de crédito e o endereço de entrega, e ganhará uma senha. "É possÃvel cadastrar mais de um cartão de crédito e mais de um endereço."
Links Ao habilitar seu celular WAP da Telesp, no menu do aparelho haverá links para páginas de parceiros, entre elas a da Agência Estado, com notÃcias de economia, polÃtica, internacional, cidades e esportes. Outro que acaba de fechar parceria com a Telesp Celular é o iG, que deve lançar nas próximas semanas o SeliG, com conteúdos exclusivos para celulares. "Criamos uma subsidiária só para cuidar desse tipo de serviço, que será pago", anuncia Nizan Guanaes, presidente do iG, mas a forma de pagamento ainda não está definida. "Durante dois ou três meses não vamos cobrar pelo serviço, para que todos conheçam o conteúdo." Segundo ele, haverá um novo impulso na Internet com a tecnologia WAP. "Para começar, o celular é o `computador' mais barato do mercado", diz.
Até o fim do mês, a BCP, de São Paulo, deve lançar seu WAP, juntamente com um portal que está sendo desenvolvido com o UOL. De acordo com José Carlos Mattos, gerente de Comunicação Institucional da empresa, haverá conteúdo exclusivo para usuários BCP, que será acessado via senha. "Só estamos aguardando que os fabricantes lancem seus modelos TDMA com WAP." Mattos afirma que vêm surpresas por aà e serviços diferenciados. "Cada usuário vai ganhar uma conta de e-mail, que será o número do telefone@bcponline.com.br. Assim, ele poderá enviar e receber e-mails pelo telefone."
JORNAL DA TARDE
<- Anterior | InÃcio | Próximo ->
Volta para a capa | Volta para Especial
|