Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Especial

10/07/2000
O WAP dá início à nova era do celular

Sabe aquela história de que o computador que você comprou há dois anos já está velho e defasado, que é lento e não roda os últimos programas?

Prepare-se: vai ocorrer o mesmo com o seu celular muito em breve. Com o casamento entre a telefonia móvel e a Internet, foi dado o pontapé inicial para uma nova era nas comunicações, e quem já usa celular não vai querer ficar de fora.

As possibilidades de recursos e serviços passam a ser imensas. E como tudo tem um preço, novos recursos significam a necessidade de novos aparelhos, com novas tecnologias, formando um círculo vicioso que vai alimentando e engordando a indústria. A vantagem é que o preço de um celular capaz de rodar o WAP é mais baixo do que um PC novo, pelo menos nos dias de hoje.

Na semana passada, a Telesp Celular inaugurou o Waaap, seu serviço de acesso à Internet pelo celular, dez dias após a Global Telecom ter lançado o seu, em Curitiba. Para acessar a Internet pelo telefone, a operadora precisa oferecer esse tipo de serviço e o usuário necessita de um celular com protocolo WAP (protoloco de comunicação para aparelhos sem fio) e microbrowser instalados. Também só é possível acessar páginas específicas, os chamados wapsites, construídos na linguagem WML; e o que será visualizado na tela é basicamente texto.

Até o fim do mês, a BCP, operadora da banda B de São Paulo, também promete inaugurar seu serviço WAP, juntamente com um portal chamado BCP OnLine, em parceria com o provedor UOL. Isso deverá trazer mais competição no mercado, a exemplo do que ocorreu no serviço de telefonia de voz. A Telefônica Celular lançou seu serviço e cobra mensalidade de R$ 10.

Wapsites
Paralelamente, começam a surgir novos wapsites na Internet. A Agência Estado lançou semana passada a versão WAP de seu serviço de notícias. Graças a uma parceria com a Telesp Celular, o seu link passa a constar do menu dos celulares WAP da operadora. Do aparelho, o usuário poderá acessar as últimas notícias de economia, política, internacional, geral e esportes.

O iG é outro que fechou acordo com a Telesp Celular e estará inaugurando, em breve, um portal WAP, chamado SeliG. De acordo com Nizan Guanaes, presidente da empresa, o serviço será pago, mas os custos ainda não estão definidos.

"Teremos conteúdo exclusivo para usuários de celulares, não apenas informação, mas também comércio eletrônico", diz. "O WAP vai trazer um novo boom na Internet, com reflexos na Web."

Além desses, há diversos outros wapsites já em operação, como guias de lazer, mecanismos de buscas, esportes e outros. Os bancos também apostam pesado na tecnologia, para impulsionar os serviços de Internet Banking.

JORNAL DA TARDE

Próximo ->
Volta para a capa | Volta para Especial



Gráficos

» Sites com conteúdo WAP

» Tire suas
dúvidas


» Modelos de celulares para WAP


Era WAP

» WAP dá início à nova era do celular

» Fabricantes não perdem tempo

» Conteúdos recheiam a telinha

» Banda C só em 2001

» Bancos querem prender clientes

» Não é necessário regulamentação


Atalhos

» Terra WAP

 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade