26/05/2000
ATRAENTES E FUNCIONAIS: RECEITA PARA BONS SITES
Agência Estado
A versatilidade da Internet e as possibilidades oferecidas por ela levaram muitos jovens a aprender como operar softwares de desenvolvimento de páginas para a Web. Hoje, todos têm um membro da família ou um amigo que "trabalha na área". Mas essa tarefa não é tão simples quanto parece.
Criar sites que utilizam todos os recursos possíveis não garante funcionalidade ao produto final. Às vezes, o tiro sai pela culatra e o endereço fica pesado e nada amigável ao usuário.
Identificação
É importante que a criação do site seja bem pensada para oferecer o maior conteúdo possível, de forma agradável e interativa, levando-o a identificar-se com o espaço. "O usuário deixa a posição de simples receptor e passa a interagir com o site e a trocar com ele", acredita Cicero Ignácio, pesquisador e webdesigner.
Além de preocupar-se com o material informativo existente na página, o webdesigner deve procurar mostrar todas as características do produto da forma mais atraente possível.
Uma tecnologia bastante atual que produz resultados muito interessantes é a iPIX. Com ela é possível demonstrar qualquer produto fazendo-se um passeio virtual pela imagem. O internauta acessa o produto e pode aproximar-se de qualquer ponto para examinar os detalhes. E o melhor: não demora para carregar. "Uma câmera digital sobre um tripé gira 360 graus tirando fotos ininterruptamente", explica Ignácio.
Será que a tecnologia nos permitirá, algum dia, sentir cheiros, tocar objetos e degustar produtos pela Rede?