Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter


26/05/2000
BOAS IDÉIAS PODEM SE PERDER EM SITES RUINS
Agência Estado

A idéia da câmera na mão e uma idéia na cabeça, expressão usada por Glauber Rocha na década de 60 tem servido como ponto de partida para a criação de muitos sites. A diferença é que, o que se tem nas mãos agora, em vez de uma câmera, são softwares, o teclado e o mouse de um computador.

Tem-se uma idéia, uma máquina e conhecimento técnico. Junta-se tudo e monta-se uma página utilizando vários recursos, cores, bastante animação, mas nenhum planejamento. O resultado? Páginas pesadas, poluídas e nada funcionais.

Por isso, ao navegarmos pela Rede, temos a impressão de que alguns sites têm a intenção de demarcar território apenas. "É importante que o design gráfico seja pensado e planejado com base no conteúdo da página. Por isso, não há como padronizar: para cada proposta, deve ser definido um projeto diferente", explica Sérgio Bairon, professor de pós-graduação das Universidades Mackenzie e PUC-SP.

Roteiro e ícones

Um item parece ser unanimidade quando se fala em criação de páginas para a Web: a interatividade deve estar presente, qualquer que seja o produto apresentado. "O ícone é a possibilidade de intervenção enquanto se navega.

Possibilita a entrada em outras áreas, ampliando a cognição e a percepção espacial dos objetos", explica Cícero Ignácio, pesquisador e webdesigner.

Também é importante estabelecer um roteiro e um padrão de uniformidade. "O internauta deve navegar com facilidade", ressalta Bairon. "Um site que alie qualidade de informação e uniformidade tem mais chances de conseguir a fidelidade do usuário, pois a identificação com o espaço é mais provável", completa Ignácio.

Serviços

Ao pensar a criação de uma página deve-se ter em mente alguns princípios básicos. Um menu contendo todos os serviços oferecidos pelo site deve aparecer na homepage em formato preferencialmente iconográfico, que torna as opções mais claras. "Em cada desdobramento vale a mesma regra", conclui Bairon. "A possibilidade de acesso não-linear à informação não significa que se pode dispensar a organização."

Também é importante que o dono do site e o webdesigner trabalhem juntos: a criação deve ser uma decisão conjunta, pois um detém a técnica e o outro, o conteúdo. "A Internet não é apenas um requinte, é uma mídia nova, e precisamos aprender a utilizar suas potencialidades", ressalta Bairon.

Como fazer boas páginas

<- ANTERIOR | INÍCIO | PRÓXIMA ->

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.