Laçando imagens

Logo abaixo do botão de seleção está o de laço. A função básica do laço é permitir desenhar a seleção em formatos irregulares. É ideal para recortar pessoas ou objetos de um fundo.
Como o botão de seleção, o laço também possui opções escondidas para a mesma ferramenta. Neste caso são o laço desenhado à mão livre, o laço por segmentos de reta e o laço magnético. O primeiro é indicado para quem pode traçar diretamente na imagem sem problemas, ou seja, é perfeito para quem tem uma mesa digitalizadora; o segundo proporciona um mÃnimo de precisão para quem usa mouse, já o magnético (representado por um imã ao lado do cursor do laço) é a solução ideal para quem não tem uma perÃcia muito grande com o mouse, ou que possua uma imagem cujo objeto tenha cores muito diferentes das do fundo.
Para recortar um contorno curvo
- Selecione o laço à mão livre e arraste o mouse pela região desejada. Se a região contiver retas e curvas, pressione ALT (Mac: Option) e solte o botão esquerdo do mouse enquanto movimenta o cursor. Isso irá fazer com que um ponto invisÃvel seja inserido na seleção, permitindo que o laço transforme-se temporariamente em um laço de segmento de reta. Para voltar à seleção à mão livre, basta pressionar o botão do mouse, soltar o ALT e arrastá-lo pelo contorno desejado.
Para recortar um contorno de linhas retas:
- Selecione o laço por segmentos de reta, clique na imagem ponto a ponto ou clique e arraste para o próximo ponto. Uma linha de seleção é exibida à medida que o mouse é movimentado. A tecla ALT (Mac: Option) funciona da mesma maneira que no outro laço. Essa ferramenta também aceita a tecla SHIFT. Quando pressionada, obriga a linha de seleção a fazer ângulos precisos em intervalos de 45º.

A tecla CTRL (Mac: Command) faz com que a seleção se feche a partir do último ponto clicado da imagem. O mesmo pode ser obtido clicando duas vezes com o mouse.
Para recortar um contorno magnético
A ferramenta laço magnético funciona da mesma maneira que o laço curvo. Basta selecioná-la, clicar no inÃcio do contorno a ser selecionado e ir arrastando pela imagem. Note que à medida que o cursor avança, pontos virtuais são inseridos. Eles indicam onde o Photoshop conseguiu fazer uma separação eficiente do objeto com relação ao fundo da imagem, para maiores precisões diminua o valor do campo de porcentagem da Caixa de Opções (clique duas vezes na ferramenta). Se o botão do mouse for mantido pressionado a medida que o cursor é arrastado o laço magnético atuará como um laço de contorno curvo, quando solto, o laço volta ao normal.
» Varinha mágica »