Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter


ABRINDO E FECHANDO O INTERPRETADOR
Luciano Ramalho

A melhor forma de aprender e a programar é usando um interpretador em modo interativo. Dessa forma você pode digitar comandos linha por linha, e observar a cada passo o como o computador interpreta e executa esses comandos.

Para fazer isso em Python, há duas maneiras: você pode executar o interpretador em modo texto (chamado "Pyhton (command line)" no Windows), ou usar o IDLE, que é um interpretador baseado em janelas. Se você usa Windows, escolha o IDLE para acompanhar esse tutorial.

Seja qual for o interpretador que você escolheu, ao executá-lo você verá uma mensagem com informações de copyright mais ou menos como essa:

Python 1.5.2 (#0, Apr 13 1999, 10:51:12) [MSC 32 bit (Intel)] on win32 Copyright 1991-1995 Stichting Mathematisch Centrum, Amsterdam >>>

O símbolo ">>>" exibido pelo interpretador é o que os americanos chamam de "prompt", que alguns traduzem equivocadamente por "aviso", mas nós vamos chamar de "deixa" (em teatro, o termo "prompt" é a deixa que indica ao ator a hora de dizer ou fazer algo; em computação, o prompt informa o usuário que o sistema está pronto para receber um novo comando).

Para sair do interpretador você pode fechar a janela do IDLE, ou teclar [CTRL]+[D] (no IDLE ou no interpretador em UNIX) ou [CTRL]+[Z] (no interpretador DOS). MAGNET

» Uma calculadora melhor »

Copyright © 1999 MAGNET
Introdução

Python: Material necessário

Abrindo e fechando o interpretador

Uma calculadora melhor

Conversor de dólares

Tabela de preços em dólares e reais

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.