Centenas de linguagens já foram criadas desde que o computador eletrônico foi inventado nos anos 40. Algumas já são lÃnguas mortas. Outras, como C++ e Java, são peças fundamentais no desenvolvimento da economia digital. No entanto, a complexidade dessas duas linguagens nos motivou a descartá-las, e focalizar o universo das chamadas linguagens de "scripting", que são mais simples e se prestam a um estilo de programação informal, mais sintonizado com um tutorial como esse.
As três linguagens de scripting mais populares atualmente são JavaScript, VBScript e Perl. Todas são utilizadas na construção de web-sites dinâmicos. As duas primeiras praticamente não têm aplicação fora desse domÃnio, e por isso foram descartadas. É que, embora seja nosso objetivo abordar também esse tópico, achamos que é complexo demais para começar, especialmente devido à dificuldade de se diagnosticar erros de programação em páginas dinâmicas. E Perl é uma linguagem esquisita demais, criada para agradar programadores tarimbados e hackers, segundo seu próprio criador.
Felizmente, bem perto de Perl no mapa das linguagens modernas existe uma outra, não tão conhecida, mas igualmente poderosa. Seu nome é uma homenagem ao grupo humorÃstico inglês Monty Python, adorado por geeks de todo o mundo. Apesar da associação cômica, Python vem sendo usada em projetos sérios por entidades como Yahoo, NASA, InfoSeek, MCI Worldcom, IBM e Hiway, a maior empresa de hospedagem de web-sites do mundo. É tambem a base do Zope, a mais sofisticada plataforma para construção de web-applications disponÃvel hoje como open-source.
Apesar de sua sintaxe simples e clara, Python oferece os seguintes recursos disponÃveis também em linguagens mais complicadas como Java e C++:
- programação orientada a objetos (incluindo herança múltipla, conceito apenas parcialmente presente em Java)
- exceções, um moderno mecanismo para o tratamento de erros
- módulos, uma forma inteligente de acessar e organizar código a ser reutilizado
- coleta de lixo automática, sistema que elimina os erros causados pelo acúmulo de dados inúteis na memória do computador (caracterÃstica presente também em Java, mas não em C++)
- recursos avançados de manipulação de textos, listas e outras estruturas de dados
- possibilidade de executar o mesmo programa sem modificações em várias plataformas de hardware e sistemas operacionais (uma virtude de Java, mas difÃcil de se conseguir em C++)
Em resumo, Python nos oferece uma sintaxe simples mas ao mesmo tempo suporta a maior parte das caracterÃsticas importantes de linguagens modernas e amplamente utilizadas como Java, C++, Perl e VBScript. Por esse motivos acreditamos que seja a melhor escolha para quem quer começar a programar hoje.
Material necessário
Para acompanhar esse tutorial você precisará de um computador qualquer
onde tenha instalado um interpretador da linguagem Python. Na página
www.python.org/download você encontra links para baixar o interpretador adequado para o seu computador. No caso do Windows, o download da versão atual tem cerca de 5MB, pois inclui também a linguagem Tcl e o pacote de programação gráfica Tk. Se você usa Linux, existe uma alta probabilidade de já ter o interpretador instalado. Experimente digitar "python" no seu shell.

» Abrindo e fechando o interpretador »