Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sensor de movimento em videogames vai além do exercício físico

12 jul 2010 - 10h12
(atualizado às 11h27)
Compartilhar

Desde que a Nintendo lançou o console Wii, os usuários de jogos eletrônicos vêm interagindo com personagens e se exercitando com a ajuda de treinadores virtuais em títulos como

Foto: Divulgação
EA Sports Active

, da Electronic Arts, e

Your Shape

, da Ubisoft.

» Jogue games online

» Fifa 11 permite gravar e partilhar gritos de torcidas reais

» Revolution Games já comercializa o Xbox 360 "Slim" no Brasil

A Nintendo, inclusive, está encorajando as famílias a se exercitarem juntas, com o Wii Games: Summer 2010, uma turnê nacional que estreia em 16 de julho de 2010 no estado de Nova Jersey, Estados Unidos (EUA), e para a qual o ginasta olímpico Shawn Johnson servirá como embaixador.

Agora, pesquisadores, cientistas e criadores de jogos estão usando o console Nintendo para outras aplicações relacionadas à saúde e, em alguns casos, recebendo verbas de milhões de dólares para criar novas tecnologias.

Uma recente reunião entre 400 pesquisadores, durante a sexta edição da Games for Health Conference, na cidade de Boston, EUA, mostrou novas maneiras de utilização de videogames com controles dotados de sensores de movimentos para ajudar médicos e pacientes.

Com verba do National Institute of Health, a produtora Red Hill Games e a escola de enfermagem da Universidade da Califórnia, da cidade de San Francisco, EUA, estão usando a tecnologia do Wii para criar jogos que ajudem pacientes com Mal de Parkinson a melhorar seu equilíbrio. Um deles, o Rail Runner, exige que os pacientes se sentem e levantem a fim de operar um antiquado carrinho de mão ferroviário.

"A maioria dos pacientes está na casa dos 70 ou 80 anos, e realmente adora esses jogos," disse Bob Hone, diretor de criação da produtora. "Querem algo que os ajude a enfrentar a doença, e a diferença é que esses jogos foram criados especificamente para eles."

A Red Hill também está incorporando a tecnologia do Wii a jogos que ajudam a melhorar o equilíbrio de crianças com paralisia cerebral.

"Essas crianças muitas vezes sofrem limitações físicas e, assim, levamos esse fator em conta ao desenvolver jogos que as fazem sentir como se caminhassem e conseguissem chegar com sucesso à linha de chegada," disse Hone.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra