PUBLICIDADE

Saiba tudo sobre Pokémon Legends: Arceus

Novo jogo inova a tradicional série de RPG com ação e exploração em mundo aberto

19 jan 2022 11h28
ver comentários
Publicidade
Pokémon Legends: Arceus chega em 28 de janeiro
Pokémon Legends: Arceus chega em 28 de janeiro
Foto: Reprodução / The Pokémon Company

O próximo jogo da Game Freak, desenvolvedora responsável pelos principais jogos de Pokémon, promete revolucionar uma das franquias mais amadas de todos os tempos. As novidades de Pokémon Legends: Arceus não são poucas: um mundo quase totalmente aberto, um sistema de combate mais dinâmico e uma viagem ao passado.

Pokémon Legends: Arceus chega ao Nintendo Switch no dia 28 de janeiro e o Game On preparou uma lista com tudo o que você precisa saber antes de embarcar nesta incrível aventura por Hisui. Confira:

História

Pokémon Legends: Arceus nos leva para a vasta região de Hisui em um tempo anterior a qualquer outro jogo da franquia - uma época em que ainda era raro ver Pokémon conviverem em harmonia com pessoas e antes mesmo de surgir a ideia de existirem treinadores. O jogador assume o papel de Akari ou de Rei, que decidem se juntar a um grupo de pesquisadores de Pokémon chamado Galaxy Team como membros da divisão Survey Corps, para estudar e aprender tudo sobre os monstrinhos, catalogando cada um deles e criando o primeiro Pokédex da região. 

Rei e Akari são os protagonistas de Pokémon Legends: Arceus
Rei e Akari são os protagonistas de Pokémon Legends: Arceus
Foto: Reprodução / The Pokémon Company

Para isso, a dupla de protagonistas embarca em expedições de reconhecimento por diversas áreas de Hisui - áreas que poderá explorar livremente. Ainda assim, a exploração não será tão livre como em The Legend of Zelda: Breath of the Wild e ficará limitada à área de cada missão, uma vez que será preciso retornar para se preparar para a próxima tarefa. 

A viagem também coloca os protagonistas frente a um fenômeno desconhecido, que deixa alguns Pokémon - que ficam conhecidos como Alphas - com olhos vermelhos e um comportamento agressivo. Além disso, no jogo saberemos mais sobre a lenda de Arceus, o Pokémon que teoricamente criou todo o universo e habita a região.

Jubilife Village

Jubilife Village servirá como uma base para as aventuras do jogo
Jubilife Village servirá como uma base para as aventuras do jogo
Foto: Reprodução / The Pokémon Company

Jubilife Village é o centro de operações dos pesquisadores do Galaxy Team que vem de outras regiões para estudar Hisui e também serve como base principal para todas as expedições de pesquisa de Pokémon Legends: Arceus. 

É também em Jubilife Village que o jogador terá suas próprias acomodações e uma grande variedade de serviços, como ponto de troca com outros jogadores e locais para inúmeras personalizações do personagem - será possível mudar de roupa e de penteado, por exemplo. A aldeia já é uma velha conhecida dos fãs da saga: com o tempo ela cresceu e se transformou na metrópole Jubilife City, de Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl.

A primeira Pokédex de Hisui

Completar o Pokédex será a principal missão de Legends: Arceus
Completar o Pokédex será a principal missão de Legends: Arceus
Foto: Reprodução / The Pokémon Company

A grande missão de Pokémon Legends: Arceus é completar a primeira Pokédex de Hisui - tarefa que não será das mais simples. Para capturar os Pokémon, será preciso vencê-los em batalhas que acontecem em tempo real. O protagonista pode ser atacado diretamente por alguns Pokémon selvagens até reagir e lançar um aliado para a batalha ou, caso queira tomar a iniciativa, basta atirar uma Pokébola ou jogar um Pokémon aliado em campo. 

Será preciso enfraquecer o Pokémon selvagem para ter a chance de pegá-lo, e muitos terão particularidades que dificultam o processo, exigindo itens especiais. Além disso, apenas capturar os monstrinhos não será o suficiente para completar a Pokédex: será necessário inserir novas informações sobre cada um finalizando determinadas tarefas, aumentando o progresso de pesquisa e desenvolvendo cada vez mais a enciclopédia. 

Isso irá contribuir para que seu trabalho no Team Galaxy seja cada vez mais reconhecido e sua classificação como membro da equipe aumente, o que garante acesso à novas áreas.

Pokémon iniciais e formas regionais

Os iniciantes de Legends: Arceus
Os iniciantes de Legends: Arceus
Foto: Reprodução / The Pokémon Company

Pela primeira vez na franquia, os Pokémon iniciais não serão da mesma geração. Além disso, apesar do jogo ser ambientado na antiga Sinnoh, o trio de iniciantes da quarta geração, formado por Turtwig, Chimchar e Piplup, não poderá ser escolhido no início do jogo: o jogador deverá escolher entre Oshawott, Rowlet e Cyndaquil como fiel companheiro por Hisui.

Já as formas regionais, conhecidas como Hisuian, são uma das novidades do jogo e exclusivas da região, possuindo características únicas - Voltorb, Zorua, Zoroark, Braviary e Growlithe são os que ganharam forma Hisuian até agora.

Novos Pokémon

Wyrdeer é um dos novos Pokémon que fazem estreia em Legends: Arceus
Wyrdeer é um dos novos Pokémon que fazem estreia em Legends: Arceus
Foto: Reprodução / The Pokémon Company

Mas as formas regionais não são as únicas novidades do tipo em Legends: Arceus. Ao menos três novos Pokémon recém-descobertos estão presentes no jogo: Wyrdeer, Basculegion e Kleavor. 

Wyrdeer é a evolução de Stantler e é um Pokémon estimado há muito tempo pelos habitantes da região. Ele pode servir como montaria, o que deve facilitar muito a vida dos protagonistas. Já Basculegion é a evolução de Basculin, que evolui quando este é possuído pelas almas de outros Basculin que não suportaram a viagem rio acima - Basculegion pode ser montado em regiões aquáticas, permitindo atravessar lagos com maior facilidade. Por último, Kleavor evolui de Scyther através de alguns minerais especiais encontrados na região. 

Novas mecânicas

Diversas mecânicas fazem sua estreia no novo jogo da Game Freak. Pela primeira vez, os Pokémon terão estilos de batalhas diferentes: Agile e Strong. O estilo Agile permite aumentar a velocidade de ação do utilizador, mas reduz o poder do movimento. Já o estilo Strong faz o contrário: aumenta o poder do movimento, mas reduz a velocidade de ação do Pokémon. 

Além disso, o jogo reintroduz o sistema de crafting na série: será possível combinar vários tipos de materiais para criar itens, como diversos tipos de Pokébolas. Para criá-las, o jogador precisará ir até uma Base de Campo - um posto avançado para as expedições - onde será possível descansar, recuperar seus Pokémon e utilizar uma bancada de trabalho para fabricar os itens. 

Multijogadores, plataforma e preço

Arceus, o Pokémon Criador
Arceus, o Pokémon Criador
Foto: Reprodução / The Pokémon Company

Infelizmente, Pokémon Legends: Arceus não terá batalhas online entre jogadores, embora seja possível trocar Pokémon via internet com outros treinadores e será preciso uma assinatura do Nintendo Switch Online para utilizar alguns recursos ainda não revelados. A desenvolvedora se pronunciou sobre o assunto e afirmou que Pokémon Sword e Shield continuarão sendo os jogos usados no cenário competitivo.

Por fim, o jogo não terá localização para português brasileiro e será lançado exclusivamente para Nintendo Switch. Pokémon Legends: Arceus será lançado no dia 28 de janeiro e já está disponível para compra antecipada por R$ 299 no eShop. Comprar o game antes do lançamento dá como bônus um conjunto de roupas exclusivo inspirado em Hisuian Growlithe, com cabeça, kimono, calça e sapatos. 

Pokémon Legends: Arceus é exclusivo para Nintendo Switch.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade