PUBLICIDADE

Rise of the Ronin x Ghost of Tsushima: qual é o melhor jogo de samurai?

Os dois jogos exclusivos da Sony trazem samurais no período do Japão feudal, mas na hora da verdade, surge a dúvida de qual é mais legal

25 mar 2024 - 20h06
(atualizado em 26/3/2024 às 11h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Desde o seu anúncio, Rise of the Ronin, jogo desenvolvido pela Team Ninja, foi comparado com outro game exclusivo do PlayStation, Ghost of Tsushima, desenvolvido pelo Sucker Punch Studio. Além do óbvio fato de que ambos são jogos de samurais, os dois apostam na liberdade do jogador de viajar pelo Japão Feudal entrnado em duelos de espada enquanto carregam histórias de vingança e honra ao melhor estilo do cinema de Akira Kurosawa. E, como sempre, a inevitável dúvida de qual deles é melhor logo surgiu.

Foto: Reprodução/Sucker Punch Studios, Team Ninja / Canaltech

Ghost of Tsushima pode ser considerado como um dos últimos grandes exclusivos da geração passada do PlayStation, ganhando versões para o PS4 e PS5, contando uma história cinematográfica de vingança em meio a uma invasão mongol. Já Rise of the Ronin mostra uma aventura em busca de um parceiro que acreditava-se ter morrido, durante os últimos anos da era Edo, que trouxe ao fim o xogunato.

Entre várias semelhanças e muitas diferenças, é possível que o jogador chegue à uma conclusão sobre qual é o melhor título para gastar seu tempo. Confira um comparativo entre os dois games.

Diferença entre períodos

Os jogos tem uma diferença de 600 anos entre eles (Imagem: Reprodução/Sucker Punch Studios, Team Ninja)
Os jogos tem uma diferença de 600 anos entre eles (Imagem: Reprodução/Sucker Punch Studios, Team Ninja)
Foto: Canaltech

Como falamos, Rise of the Ronin se passa no final do século 19, com o personagem envolvido nas batalhas pró e anti-xogunato, o sistema de governo vigente na época. Conhecido como o período Edo, esses anos viram o poder ser transferido novamente para a família real japonesa, além de uma grande influência do ocidente no país, com a chegada de estrangeiros com armamentos e seus costumes. Basicamente, é a mesma época que os fãs de anime conhecem de Samurai X.

Isso indica um período um tanto mais moderno que o visto em Ghost of Tsushima, que aborda a primeira invasão mongol ao Japão, em 1274. Essa diferença é refletida em armamentos e edificações que você encontra nos dois jogos.

Assim, se você busca uma experiência realmente feudal da história do Japão, com uma recriação quase idílica do país, Ghost of Tsushima é sua escolha ideal. Mas se você tem uma vontade absurda de lutar com uma espada e ainda puxar um revólver na batalha, já sabe de qual jogo ir atrás.

Mais cinematográfico ou gameplay mais dinâmico

A escolha entre um combate mais cinematográfico ou frenético (Imagem: Reprodução/Sucker Punch Studios, Team Ninja)
A escolha entre um combate mais cinematográfico ou frenético (Imagem: Reprodução/Sucker Punch Studios, Team Ninja)
Foto: Canaltech

Ghost of Tsushima tem um foco muito maior na maneira como conta a sua história de vingança e isso é refletido no seu gameplay. Combates são muito importantes, mas a maneira como eles são realizados no jogo parece um pouco mais lenta, fazendo com que cada movimento conte. As lutas parecem mais saídas de um filme clássico de samurai do que um longa de ação.

Rise of the Ronin é o contrário. O Team Ninja é conhecido pelos seus jogos de ação, como a série Nioh, que tem muita influência no gameplay do título. As lutas são mais rápidas, trazem mais possibilidades para os jogadores, com diferentes tipos de armas e estilos de combate, tudo com bastante fluidez, entregando uma experiência sempre envolvente e frenética aos jogadores.

Jogo bonito ou jogo muito bonito

Rise of the Ronin teve como um dos pontos de reclamação para alguns jogadores o fato de não ser ultrarrealista. O jogo da Team Ninja realmente tem gráficos bem mais modestos que outros títulos AAA, mas isso parece ter sido uma escolha dos desenvolvedores, que podem ter focado muito mais na experiência do gameplay do que se a roupa do seu personagem molha se você entrar na água.

Ghost of Tsushima anda pelo caminho oposto, com gráficos belíssimos, seja dos modelos de personagens quanto dos lindos cenários dos campos japoneses. Um dos elementos mais interessantes do jogo foi ter conseguido a benção dos herdeiros do diretor de cinema Akira Kurosawa, um mestre da sétima arte responsável por filmes como Os Sete Samurais, para replicar o visual de seus longas no filme.

Ao aplicar esse filtro, a imagem não só fica em preto e branco, como recebe efeitos que a deixam como um filme antigo, aumentando o clima cinematográfico do jogo. Isso mostra a maior diferença entre os dois games e pode trazer a resposta sobre qual é melhor.

Você gosta de títulos que parecem filmes que permitem que o jogador controle a ação? Ghost of Tsushima é o melhor para você. Prefere um jogo que talvez não seja tão cinematográfico, mas tenha um gameplay muito mais agitado, priorizando isso à sua história? Rise of the Ronin é a sua escolha ideal.

Ambos os jogos têm várias qualidades e são melhores ou piores, dependendo do que você quer. No fim das contas, quem sai ganhando mesmo são todos os jogadores, que têm mais opções para brincar de samurai nos videogames.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade