Ubisoft cancelou novo Splinter Cell e o transformou em XDefiant, encerrado em junho
Informação foi divulgada por Nick Herman, que trabalhou no game antes de sair da Ubisoft e cofundar o estúdio responsável por Dispatch
A Ubisoft, em um dado momento, estava trabalhando em um novo Splinter Cell que adotaria o modelo de jogos como serviço, antes de ser cancelado e transformado naquilo que viria a se tornar XDefiant, um jogo que a empresa encerrou em junho deste ano.
Essa informação foi compartilhada por Nick Herman, um desenvolvedor que trabalhou no jogo antes de sair para ajudar a fundar a AdHoc Studios, que lançou recentemente o jogo episódico Dispatch, que fazendo sucesso entre os jogadores.
"Fiquei muito animado em participar e ajudar a revitalizar o projeto, que estava parado há algum tempo", disse Herman à Bloomberg (via GameSpot). "E pensamos que poderíamos contar uma ótima história e fazer algo que os fãs adorariam."
Segundo a Bloomberg, o jogo ficou em produção por "alguns meses", e Herman confirmou que a Ubisoft queria que ele tivesse elementos de jogos como serviço.
"Tentamos", disse Herman. "Vamos fazer um jogo narrativo com elementos de jogos como serviço. Estávamos tentando fazer isso funcionar, e muitos protótipos interessantes foram criados."
No final das contas, a Ubisoft acabou perdendo interesse no jogo de Splinter Cell, mudando-o para se tornar algo para tentar competir com Call of Duty. Isso fez nascer XDefiant, dirigido pelo ex-chefe de Call of Duty, Mark Rubin, e que foi encerrado um ano após ser lançado, resultando também na demissão de quase 300 pessoas.
“Foi animador ir trabalhar nos primeiros seis meses porque achávamos que íamos conseguir criar algo realmente incrível”, disse Herman. “Mas depois você percebe que todas as coisas com que você se importava, elas deixam de importar. É algo comum no mundo dos jogos.”
Embora este Splinter Cell nunca veja a luz do dia, a Ubisoft vem trabalhando atualmente em um remake o qual reescreverá a história da franquia.