"Square entrou em colapso" depois que Hironobu Sakaguchi saiu, diz Nobuo Uematsu
Compositor da franquia Final Fantasy explica como a saída de Sakaguchi afetou a empresa
O criador da série Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi, recentemente apareceu como convidado no podcast do compositor de Final Fantasy, Nobuo Uematsu, com ambos conversando sobre quando ainda trabalhavam na Square (antes dela se tornar Square Enix), e como a saída de Sakaguchi afetou a ele e a equipe de desenvolvimento, dizendo que a "Square entrou em colapso" após Sakaguchi ir embora.
"Simplificando - ele é o chefão. Sempre foi e sempre será", disse Uematsu (via Automaton), com ele explicando em seguida que a Square antigamente parecia mais um um clube de estudantes universitários do que em uma empresa real. "Mas Sakaguchi foi capaz de gerenciar o trabalho mesmo nesse tipo de ambiente. Nós nem tínhamos uma organização corporativa adequada, mas todo mundo ouvia ele. É um tipo de qualidade com a qual você precisa nascer".
レジェンドお二人の収録時の記念写真です📸#NOBIYOと一緒に お楽しみに! pic.twitter.com/HwAJiTL9K1
— 【公式】RKCラジオ (@RKC_radio) June 6, 2025
Uematsu descreve Sakaguchi como "um líder", que apesar de às vezes ser rigoroso e mandão, tem a capacidade de atrair as pessoas ao seu redor.
"Talvez Sakaguchi não esteja ciente disso, mas a situação na Square ficou horrível depois que ele saiu", continuou Uematsu. "Ele saiu e a empresa de repente entrou em colapso. Pensei comigo mesmo - eu deveria me afastar daqui."
Vale lembrar que os últimos anos da Square foram realmente conturbados, com vários membros importantes deixando a empresa pouco antes de sua fusão com a Enix. No entanto, Uematsu elogia a Square Enix por se erguer depois de todos os problemas que enfrentaram.
Para quem não se lembra, a Square passou por perdas financeiras no início dos anos 2000, após o adiamento de Final Fantasy X e o fracasso do filme Final Fantasy: The Spirits Within, fazendo com que Sakaguchi deixasse sua posição na empresa. Em seguida, ele fundou seu próprio estúdio e, em 2004, pouco tempos após a formação da Square Enix, Uematsu também foi embora e passou a trabalhar como compositor freelancer.
Dessde então, ambos colaboraram em vários jogos, incluindo Fantasian Neo Dimension, de 2024, considerado por Uematsu como seu último projeto como compositor de jogos.