Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Roblox bane YouTuber que ajudou na prisão de seis supostos predadores sexuais

Decisão da empresa gerou revolta entre criadores de conteúdo da plataforma

14 ago 2025 - 15h16
Compartilhar
Exibir comentários
Roblox bane YouTuber que ajudou na prisão de seis supostos predadores sexuais
Roblox bane YouTuber que ajudou na prisão de seis supostos predadores sexuais
Foto: Reprodução / Roblox

Um YouTuber de 22 anos chamado Schlep, foi banido permanentemente da Roblox após agir como vigilante para identificar supostos predadores sexuais na plataforma online. Por meio de contas falsas, sua equipe e ele conseguiram ajudar a prender seis indivíduos em colaboração com as autoridades.

Apesar disso, a Roblox Corporation disse que as ações de Schlep violaram as suas políticas de segurança, incluindo simular situações de perigo para crianças e compartilhar informações pessoas, o que, segundo a empresa, poderia comprometer a segurança dos usuários e driblar sistemas internos de moderação (via Eurogamer e Windows Central).

Schlep disse que não teve apenas sua conta suspensa, mas também recebeu uma carta de notificação da Roblox ameaçando-o com uma ação judicial se continuasse com as suas atividades. Ele afirmou ter tentado colaborar com a Roblox enviando provas e detalhes de suas ações, mas não recebeu uma resposta satisfatória da empresa. Além disso, ele revelou que decidiu ajudar nessa questão envolvendo a segurança infantil porque foi vítima de aliciamento na Roblox quando era criança.

Como era de se esperar, a decisão da Roblox em banir Schlep gerou diversas críticas, com usuários e criadores de conteúdo acusando a empresa de priorizar a conformidade legal da plataforma em vez da proteção das crianças.

A hashtag #FreeSchlep acabou viralizando, com nomes como MoistCr1TiKal e JiDeon declarando seu apoio ao YouTuber. Houve até mesmo influenciadores parceiros da Roblox que mudaram seus nomes na plataforma para FREESCHELP, para dar apoio ao YouTuber banido. 

Além disso, foi lançada uma petição exigindo a demissão do diretor de segurança da Roblox, Matt Kaufman, devido à sua suposta ineficácia contra comportamentos predatórios na plataforma.

Também foram mostrados exemplos na lentidão da moderação da Roblox em retirar do ar conteúdos impróprios para crianças, mas agilidade em remover um jogo que prestou homenagem para Schelp. A situação também não é nada boa quando o YouTuber KreekCraft cria uma conta nova para crianças na Roblox e entra em MeepCity (um dos jogos mais populares da plataforma), apenas para se deparar com um pênis em poucos segundos.

Em resposta, a Roblox reafirmou o seu comprometimento na segurança dos usuários, por meio de parceria com o FBI e o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (NCMEC). A empresa também ressaltou que as suas políticas de moderação foram criadas para proteger as vítimas e evitar danos colaterais, e que as ações de vigilantes independentes podem comprometer esses esforços.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade