Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rise of the Ronin é um jogo soulslike? Entenda

Game da Team Ninja traz fórmula conhecida, mas com elementos menos punitivos

22 mar 2024 - 13h55
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Rise of the Ronin é um jogo soulslike lançado para PlayStation 5 que trouxe elementos que desafiam o jogador, mas com mecânicas mais suaves e acessíveis do que os títulos tradicionais do subgênero.
Rise of the Ronin foi lançado no dia 22 de março para PlayStation 5
Rise of the Ronin foi lançado no dia 22 de março para PlayStation 5
Foto: Reprodução / SIE

Rise of the Ronin foi lançado nesta sexta-feira (22) para PlayStation 5 e algumas pessoas se questionam se o jogo se encaixa no subgênero 'soulslike'. O game foi desenvolvido pela Team Ninja, empresa que se especializou no nicho com títulos como Nioh e Wo Long: Fallen Dinasty. Mas, afinal de contas, Rise of the Ronin é ou não um jogo 'soulslike'?

O termo é recente na indústria de games e foi estabelecido por jogos da franquia Dark Souls, mas é tema de vários debates. Para muitos, soulslike e jogabilidade difícil são conceitos que andam praticamente juntos. Mas a dificuldade é apenas um dos elementos que caracterizam a fórmula estabelecida pelos games da FromSoftware e que já foi usada por outras produtoras, como a própria Team Ninja, com sucesso.

Em Rise of the Ronin, o jogador irá acompanhar uma narrativa baseada no período histórico da chegada dos navios negros no Japão. Assim, o game não conta com poderes e magias e tem combate e demais elementos pautados em algo mais palpável na realidade.

O que é soulslike?

Como apontado acima, o termo soulslike ainda é algo recente na indústria. Ou seja, este conceito pode variar conforme o jogador. Entretanto, alguns pontos são comuns a todas as visões. O termo compreende games que trazem elementos estabelecidos por Demon’s Souls e Dark Souls, jogos desenvolvidos pela From Software no fim dos anos 2010.

Entre outros elementos, games chamados de soulslike trazem um combate extremamente preciso, onde o jogador terá que calcular cada um dos seus movimentos para vencer até mesmo os inimigos mais simples e comuns. Por padrão, estão envolvidos mecânicas como estamina limitada, poucas poções de recuperação de vida, além de perda de itens acumulados quando o personagem morre. Ao recarregar suas energias em pontos específicos (como as Graças de Elden Ring), os inimigos que tinham sido derrotados naquela área retornam ao jogo, o que faz com que até a pausa para aprimorar o personagem tenha suas camadas de estratégia.

Por estes fatores, os jogos do subgênero soulslike são comumente associados como experiências desafiadoras. O jogador irá morrer várias vezes, inimigos comuns podem derrotá-lo sem dificuldade e as batalhas de chefe são extremamente complexas - e memoráveis.

Rise of the Ronin é soulslike pouco punitivo

Vale a pena jogar Rise of the Ronin, novo game de PS5?:

Se você chegou até aqui, não vou mais gastar seu tempo e te dizer que sim, em termos de combate Rise of the Ronin pode ser considerado um jogo soulslike. Contudo, a Team Ninja resolveu aliviar e trouxe diversos elementos que tornam a jogabilidade deste lançamento menos punitiva do que o padrão deste segmento dos RPGs de ação.

As batalhas de chefe são desafiadoras, os combates casuais podem te pegar de surpresa e você terá que calcular sua estamina a cada golpe. Entretanto, o jogo traz um sistema de elos que permite ir para as missões principais com até dois companheiros, o que facilita bastante a vida do jogador.

Além disso, os itens de recuperação de vida não são tão escassos e os pontos de salvamento - as 'bonfires' de Dark Souls, estão presentes em uma quantidade gigantesca. Outro detalhe é que, assim como em Elden Ring, elas são pontos de viagem rápida, então a travessia do jogo também é bem facilitada.

Diversas mecânicas que classificam um game como soulslike estão presentes em Rise of the Ronin, mas em formatos suavizados. Um game deste gênero nunca foi tão acessível quanto aqui, o que pode até incomodar os fãs mais tradicionais. Entretanto, não espere ver um pedido de modo fácil para o novo jogo da Team Ninja. De certa forma, Rise of the Ronin é o "soulslike no modo fácil".

Confira a nossa análise do jogo para saber o que achamos do lançamento exclusivo para PlayStation 5.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade