Ready or Not é criticado no Steam após ser censurado para sair nos consoles
Estúdio alega que mudanças "são pequenas" e que a maioria dos jogadores não teria notado "se não disséssemos nada"
O jogo tático de tiro em primeira pessoa Ready or Not, da Void Interactive, está sendo negativado no Steam após mudanças feitas nele para garantir que ele seja lançado nos consoles.
Conforme apontado pelo estúdio (via IGN), foi necessário ajustar os níveis de sangue, nudez, violência e "maus-tratos a crianças" antes do lançamento nos consoles em 15 de julho. Em vez de "manter várias versões com diferentes recursos e mecânicas" que "aumentariam a probabilidade de bugs", alguns aspectos da versão para PC também foram revisados.
"Durante todo esse processo de portar o jogo para consoles, fizemos o máximo para realizar alterações apenas quando sinalizadas como absolutamente necessárias por nossos parceiros originais, e quaisquer alterações visam permanecer fiéis à tonalidade original do jogo, então não há motivo para alarme", insistiu a equipe de desenvolvimento.
"Nossa classificação etária para consoles é ESRB M-rating, PEGI 18 e USK 18 para dar uma ideia. Ainda assim, existem outros requisitos de conteúdo de jogo que as plataformas de console têm para existir em seus sistemas, e uma parte dessas mudanças estará visível na versão para PC."
O estúdio explicou que se a mudança necessária fosse, por exemplo, "apenas uma troca de textura", seria possível manter inalterado isso na versão para PC, mas "se a mudança envolvesse transformar um material inteiro (como adicionar roupas a um modelo de personagem), isso seria menos viável".
Algumas das mudanças descritas pela Void incluem impedir que os jogadores desmembrem os inimigos quando eles já estiverem mortos, mas ainda é possível fazer isso quando eles estiverem vivos, reduzindo a tortura e nudez do game. Outra mudança envolve a animação em que uma criança agora é retratada como "inconsciente/dormindo, em vez da animação convulsiva anterior, que parecia violenta".
"As mudanças na versão para console são pequenas o suficiente para que a maioria das pessoas aqui não percebesse se não disséssemos nada, mas queremos ser transparentes", acrescentou a Void. "São basicamente apenas evidências e nudez que são alteradas, e as mudanças de textura não afetam a versão para PC."
As alterações fizeram muitos jogadores de Ready or Not negativarem o jogo no Steam, expressando seu descontentamento com a censura realizada no jogo para que ele possa sair nos consoles.
Embora o game tenha 87% de aprovação se levarmos em conta todas as análises de usuários, esse percentual cai para 41% se forem considerados somente as análises recentes.
Até o momento da publicação desta notícia, a Void ainda não havia comentado publicamente a respeito das reclamações dos jogadores.