PUBLICIDADE

O glossário completo de terminologias gamer

Descubra as terminologias mais conhecidas e usadas do mundo gamer, aproveitando para mostrar para aquele seu amigo que não manja muito!

16 set 2021 09h00
ver comentários
Publicidade
Foto: Reprodução

Com certeza você já se deparou com várias siglas e palavras no mundo gamer que acabou não reconhecendo. Várias delas são, de alguma forma, um atalho ou só uma “maneira descolada” de se referir a algo dentro do jogo. Hoje traremos um glossário com várias terminologias gamer pra você ficar antenado e entender o que seu colega - ou oponente - está tentando dizer com aquilo.

Lembrando que o glossário será feito em ordem alfabética, então se você está procurando alguma terminologia específica, só buscar na nossa lista, e se ele não estiver por aqui, faça um comentário que o ajudaremos! Outra informação importante é ressaltar que, às vezes, uma terminologia pode ser global, ou seja, se aplica a todos os jogos, mas nem todas elas são idênticas para todos os jogos.

Por exemplo, “camper”, num FPS, como em Call of Duty, é considerado aquele jogador que fica escondido esperando a melhor oportunidade para realizar alguma ação. Já em outros jogos, como em Dead by Daylight, o termo se refere ao jogador que fica insistentemente ao lado de sua vítima até que ela morra. Realmente não tem nada a ver um com o outro, mas mencionaremos as terminologias que possuem mais ocorrência de uso.

AAA

Foto: Reprodução

No Brasil essa terminologia gamer também é conhecida como “triplo A”, e se refere aos jogos que possuem alto investimento, que são esperados como produções de qualidade e que são sempre mencionados em premiações. Alguns exemplos são The Last of Us Part II, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Assassin’s Creed etc.

Achievements

Muitas plataformas - Steam ou PlayStation, por exemplo - possuem um sistema de conquistas que podem ser adquiridas conforme você alcança alguma meta no jogo. Os “achievements” são exatamente essas conquistas. Conseguir todos os achievements de um jogo é um dos pré-requisitos para considerar que você “platinou” aquele título (falaremos sobre “platinar” também).

AD

Bastante comum em mobas - como em LoL ou Dota - o “AD” é uma sigla para “attack damage”, que significa “dano de ataque”. Esta sigla é relacionada ao dano físico que os personagens causam, como quando utilizados ataques básicos ou quando não se trata de dano por magias, feitiços etc (algumas habilidades podem causar dano AD, mas neste caso vai variar conforme as aplicações do jogo em questão).

Avatar

Geralmente nos jogos é comum que o jogador crie um perfil e, às vezes, neste perfil é possível escolher uma imagem ou foto; esta imagem ou foto é chamada de “avatar”.

Beat ‘em up

Foto: Reprodução

Aqui no Brasil o gênero “beat ’em up” é bastante conhecido como “briga de rua”, aquele gênero de jogo em que você vai derrotando inimigos que aparecem no cenário, geralmente por socos e chutes, podendo encontrar armas durante o trajeto para ajudar a causar mais dano. Alguns exemplos antigos que retratam bem esse gênero são os games dos Power Rangers e das Tartarugas Ninja, ambos do Super Nintendo.

Beta

Termologia gamer que se refere à fase de testes do jogo. Quando é necessário que alguns jogadores entrem num jogo que ainda está sendo produzido para testar um ou outro artifício, chamamos este período de “beta”. Depois disso, o jogo é oficialmente lançado.

BG

“BG” é a sigla para “bad game”, que significa “jogo ruim”. Essa sigla geralmente é utilizada para jogos online, quando um dos jogadores ou algum dos times acaba possuindo algum mal desempenho e demonstra sua insatisfação dizendo que aquela partida não foi muito legal.

Bot

Outra das terminologias gamer, independente se é um jogo online ou offline, é “bot”, que é o diminutivo de “robot”, ou “robô”, em tradução literal. Quando você precisa comprar uma arma, por exemplo, e fala com o responsável por isso, este responsável, se não for outro jogador humano, será um bot. Alguns jogos oferecem ajuda ao jogador com outros personagens controlados pelo próprio jogo, também considerados bots. Em resumo, “bot” é qualquer personagem que não é controlado por um humano no jogo.

Buff

Quando você recebe melhorias, significa que você ganhou um “buff”. De forma geral, essa terminologia é utilizada para quando você oferece alguma melhoria ou recebe alguma melhoria, seja ela para aumento de vida, dano, defesa etc.

Camper

Este termo tem sentido variado conforme o jogo. Em termos gerais, “camper” significa que você está num lugar por muito tempo, baseado na sua estratégia. “Camperar” é como se fosse o verbo da palavra, querendo dizer que aquele jogador está ali parado. Muitos jogadores associam o termo também ao fato de “acampar” - até porque “to camp” significa "acampar'', em inglês.

Cooldown

A terminologia “cooldown” indica que algo está “em espera” ou “em recarga”. Uma personagem que não pode utilizar uma mesma habilidade várias vezes consecutivas está sob efeito de “cooldown”.

DLC

Foto: Reprodução

“DLC” é a sigla para “downloadable content”, cuja tradução é “conteúdo baixável”. Após comprar o jogo base, é possível adquirir DLCs, ou seja, conteúdos à parte, sejam eles outras personagens, vestuário novo, habilidades extras etc.

Easter eggs

Igual na tradição americana de esconder ovos de páscoa, os “easter eggs” ou “ovos de páscoa” são elementos escondidos nos jogos que costumam fazer referências ou homenagens. Geralmente, estes elementos são escondidos de forma que o jogador o encontre com algum esforço e às vezes até mesmo por acaso. Há o caso de easter eggs serem incluídos até mesmo nos códigos dos jogos.

eSports

Os “eSports” são os jogos profissionais, que levam times e pessoas com intuito de ganhar competições nacionais e internacionais. O cenário de eSports tem crescido gradativamente, dando espaço para mais jogos se tornarem altamente reconhecidos.

F2P

“F2P” é a sigla para “free to play”, que traduzido para português é “gratuito para jogar”. Geralmente estes jogos possuem uma coisa ou outra que pode ser adquirida com dinheiro real dentro do jogo, mas o jogo base é gratuito.

Farm

Muito comum em jogos em que é necessário realizar algum tipo de crescimento ou desenvolvimento, o “farm” quer dizer que você precisa “alimentar” sua personagem de alguma forma: seja matando monstros e conseguindo pontos, derrotando inimigos e conseguindo dinheiro etc.

FPS

Foto: Reprodução

Gênero de jogo de tiro em primeira pessoa. FPS é uma sigla para “first person shooter”, literalmente “atirador em primeira pessoa”. Um exemplo é o jogo Doom.

Glitch

Os erros, tilts e bugs são considerados “glitches”. O mesmo pode ser aplicado para jogadores que utilizam de fatores externos para conseguir vantagem no jogo, como o glitch causado por uso de hack.

Hack

Utilização de programas terceiros que interferem no jogo, oferecendo vantagem a este jogador. Hacks não são muito bem vistos, principalmente quando põem em risco a diversão alheia.

Hack ‘n’ Slash

Foto: Reprodução

Gênero de jogo considerado sucessor do briga de rua (ou beat ‘em up). Nele você controla uma personagem que corta, bate, atira e enfrenta muitos inimigos ao mesmo tempo. Exemplos: God of War e Devil May Cry.

Indie

Quando você se deparar com o termo “jogo indie”, significa que aquele título teve uma produção mais modesta, humilde, com investimento menor - ao contrário dos jogos AAA.

KDA

Sigla para “Kills, deaths and assists”, que significa qual o seu placar naquele momento ou naquela partida, considerando as vezes que você “matou alguém, morreu ou ajudou em alguma morte”.

Lag

Termo utilizado para se referir a atrasos nos jogos, sejam eles causados por problemas na internet, desempenho do videogame ou qualquer outro fato que cause travamentos no jogo.

MMORPG

Foto: Reprodução

Sigla para “Massively Multiplayer Online” com o famoso “RPG”, sendo concebido o gênero que envolve um jogo de RPG com vários jogadores jogando simultaneamente, como Ragnarok ou World of Warcraft.

Nerf

Contrário ao buff, o nerf é uma desvantagem ou desqualificação que o objeto leva. Caso seu personagem favorito no LoL perca uma quantia de vida ou dano, por exemplo, ele sofre um nerf.

Noob

A princípio “noob” deveria significar que a pessoa é novata naquele jogo, mas acabou se tornando uma forma pejorativa de chamar a pessoa que não sabe jogar de ruim.

NPC

Semelhante aos bots, a sigla “NPC” significa “non-player character", aqui sim são todo e qualquer personagem que não for controlado por um jogador.

OP

Quando alguém fala que algum poder, personagem ou arma é “OP” ela quer dizer que é além de forte. “OP” significa “overpowered”, ou seja, “muito poderoso”.

Proplayer

Terminologia utilizada para se referir aos jogadores da cena profissional. Comumente utilizado para dizer que alguém é muito bom, mesmo não pertencendo aos eSports.

PvE e PVP

Siglas para, respectivamente, “player vs environment” e “player vs player”, ou seja, cenários em que os jogadores lutam contra os elementos virtuais e embates entre jogadores.

Rage quit

Atitude de jogadores online de sair do jogo por ter tido algum tipo de “acesso de raiva” ou por grande insatisfação com o decorrer do jogo. Este também é um perfil mal visto entre os jogadores.

RPG

Sigla para “role-playing game”, jogos pelos quais os jogadores “fingem” ser a personagem: seja só na imaginação ou literalmente se vestindo e agindo como ele. Os jogos de narrativa trouxeram o gênero para o mundo virtual, popularizando o estilo.

Season Pass

Foto: Reprodução

Traduzindo, o “passe da temporada” geralmente é um material adquirido por dinheiro real que concede ao jogador, conforme sua progressão, vantagens a mais, como mais pontos, equipamentos ou itens diversos.

Speedrun

Terminologia que se refere aos jogadores que finalizam jogos de forma direta, sem fazer outras coisas no jogo. Foco único de zerar o quanto antes.

Tank

Também se assemelhando a um “tanque de guerra”, a terminologia se refere às personagens que são bastante resistentes, sejam em sua vida, defesa, armaduras etc.

Upar

Significa o ato de melhorar sua progressão no jogo. “Upar” uma personagem significa que você o está melhorando, aumentando seus atributos, colocando mais equipamentos e outros.

XP

Abreviação da palavra “experiência”, que geralmente é usada para medir o progresso, quanto falta para que seu personagem aumente de nível, por exemplo.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade