NVIDIA talvez não tenha novas GPUs em 2026 e série RTX 60 pode ter sido adiada
Situação está ficando cada vez mais complicada para quem prefere jogar no PC
Segundo foi divulgado pela página The Information (via Insider Gaming), citando "duas pessoas com conhecimento direto da situação", a NVIDIA não lançará nenhuma nova placa de vídeo GeForce RTX em 2026.
Caso seja verdade, não teremos as placas GeForce RTX 50 Super chegando neste ano. Rumores sobre elas estão sendo divulgados há alguns meses, supostamente envolvendo uma RTX 5070 Super de 16GB e placas RTX 5070 Ti Super e 5080 Super de 24GB.
Além disso, a série de placas RTX 60 foi supostamente adiada, sendo que sua produção em massa estava originalmente prevista para o final de 2027. Isso significa que talvez elas saiam apenas em 2028 (via Videocardz).
A razão para tudo isso é bastante óbvia se você vem acompanhando a situação envolvendo hardwares de PC: a escassez de RAM no mercado, causada pela demanda elevada disso nos data centers de IA generativa, deixando menos unidades dos chips de memória disponíveis no mercado. Isso fez os preços de pentes de RAM disparar, dificultando a montagem de computadores voltados para jogos e outras tarefas que exigem mais memória.
Em uma declaração enviada à IGN sobre as placas, a NVIDIA não negou nem confirmou os rumores: "A demanda por GPUs GeForce RTX é alta, e o fornecimento de memória é limitado. Continuamos enviando às lojas todos os modelos de GeForce e estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos fornecedores para maximizar a disponibilidade de memória."
Com os problemas contínuos envolvendo memória RAM e a ausência de novas placas, já estamos vendo preços inflados em algumas GeForce RTX 50 e Radeon RX 9000. Isso significa que muitos jogadores que pretendiam comprar uma placa de vídeo agora, provavelmente terão de pagar mais caro do que no ano passado dependendo do modelo que estiverem buscando, exceto se encontrarem alguma promoção muito boa.