Muitos estúdios ainda enfrentam dificuldade para obter devkits de Switch 2
Escassez de kits fez com que a Nintendo supostamente dissesse aos estúdios que lancem os jogos no Switch em vez do Switch 2
Quase três meses após o lançamento do Switch 2, estúdios ainda estão batalhando para conseguir colocar suas mãos em devkits (kits de desenvolvimento) do console.
De acordo com o último podcast semanal da Digital Foundry, várias desenvolvedoras ainda não conseguiram os kits para poder criar jogos de Switch 2.
John Linneman afirmou que alguns estúdios, inclusive, foram avisados pela Nintendo para que fizessem os jogos para o Switch original por enquanto, em vez de trabalhar em títulos exclusivos para Switch 2.
“Tem havido muita conversa sobre isso ultimamente, que a Nintendo parece estar quase desencorajando o desenvolvimento do Switch 2 em algum grau”, disse ele (via VGC). “Conversei com vários desenvolvedores que foram informados de que seus jogos deveriam ser lançados no Switch 1 e depender da retrocompatibilidade."
“Muitas desenvolvedoras não conseguem obter os kits de desenvolvimento do Switch 2. Conversamos com várias na gamescom deste ano, e muitas disseram a mesma coisa. Elas querem lançar no Switch 2. Elas adorariam fazer versões para o Switch 2. Elas não conseguem o hardware. Está muito difícil agora.”
Oliver Mackenzie ressaltou que a prioridade da Nintendo a respeito de quem vai receber os kits primeiro nem sempre faz sentido, citando o jogo indie Chillin' by the Fire, lançado pela Oink Games e que faz uso da câmera do Switch 2, como um dos exemplos de estúdios pequenos conseguindo um kit antes de desenvolvedoras já estabelecidas na indústria.
“Acho que eles deveriam [lançar mais kits de desenvolvimento], mas não sei bem qual era a mentalidade da Nintendo com essas decisões”, disse Mackenzie. “Então, não entendo muito bem a estratégia porque, como você disse, mesmo agora as desenvolvedoras estão com dificuldades para conseguir consoles."
“E eu sei que há alguns meses, quando ouvimos falar de coisas por aí e conversamos com as pessoas, houve algumas exclusões estranhas, com algumas grandes desenvolvedoras com dificuldades para conseguir kits para jogos. E também houve algumas inclusões estranhas. Alguns indies foram incluídos, o que é bom de ver."
“Mas tem aquele jogo de fogueira no acampamento, sabe, o jogo de fogueira com câmera, e eles estão recebendo kits. E algumas grandes desenvolvedoras, por outro lado, que desenvolveram coisas AAA, não estão necessariamente recebendo kits.”
A dupla conclui dizendo que a suposta decisão da Nintendo em pedir que os estúdios lancem os jogos para Switch e rodem no Switch 2 via retrocompatibilidade não é a ideal e esperam que essa situação seja temporária, com a Nintendo remediando essa situação nos próximos meses e garantindo kits a todos os estúdios.