PUBLICIDADE

Metroid Prime Remastered traz de volta obra prima da Nintendo

Impecável, remasterização dá um pequeno gosto do que pode ser o tão aguardado Metroid Prime 4

14 fev 2023 - 17h06
Compartilhar
Exibir comentários
Metroid Prime Remastered está disponível apenas para Nintendo Switch
Metroid Prime Remastered está disponível apenas para Nintendo Switch
Foto: Reprodução / Nintendo

Lançado há mais de 20 anos para GameCube, Metroid Prime é, para muitos fãs, o melhor da série. Anunciada de surpresa e lançada logo em seguida, seguindo a nova moda dos eventos de games em 2023, Metroid Prime Remastered deixa claro os motivos por trás disso.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Metroid Prime é revolucionário por ousar tirar Samus do conforto das plataformas 2D e colocá-la em ambientes tridimensionais com a câmera em primeira pessoa, ao mesmo tempo em que mantém grande parte das características que deram origem aos adorados jogos ao estilo 'Metroidvania'.

Remaster de qualidade

As mecânicas de jogo de Prime envelheceram muito bem e até hoje são referências para outros games similares. Ainda assim, a versão remasterizada consegue impressionar e não só pelo visual aprimorado.

O primeiro impacto é imediato: as texturas parecem ter sido completamente refeitas, muito além do comum aumento de resolução visto na maioria das remasterizações. Inimigos estão mais detalhados, o que é percebido principalmente nas batalhas contra os chefes, enquanto cenários, internos e externos, e efeitos de iluminação e reflexo estão quase impecáveis, tudo pontuado pela trilha sonora marcante, que dá vida à jornada solitária de Samus por Tallon IV.

O que também impressiona é a jogabilidade. O novo sistema de controle preserva a pegada de Prime, mas com os padrões de jogos FPS mais modernos. Para os mais saudosistas, é possível jogar com os controles clássicos de 21 anos atrás ou relembrar os tempos de Wii, mirando os Joy-Cons na tela - tudo isso de forma mais fluida e precisa.

Trama envolvente

Remasterização traz gráficos impecáveis e prova o quanto jogo original envelheceu bem
Remasterização traz gráficos impecáveis e prova o quanto jogo original envelheceu bem
Foto: Reprodução / Nintendo

A história de Metroid Prime também se sustenta bem, mesmo que seja simples. Samus Aran precisa navegar pelos sinuosos e interconectados ambientes de Tallon IV enquanto descobre a verdade por trás dos Space Pirates e do que deixou o planeta em completa ruína.

O jogo usa o ambiente para contar a história, enquanto dá informações sobre cada aspecto do planeta, desde organismos vivos até dispositivos mecânicos, e convida o jogador a explorar cada ambiente para descobrir segredos e dicas para derrotar as mais diversas ameaças, além de ditar o ritmo de progressão ao dar a Samus as habilidades necessárias para avançar pelo cenário e resolver quebra-cabeças.

Considerações

Em seu lançamento original, Metroid Prime mostrou que era possível levar as aventuras de Samus para além do formato de plataforma e exploração 2D. Agora, o jogo retorna com gráficos aprimorados para matar a saudade dos fãs e introduzir a série para uma nova geração de jogadores.

Metroid Prime Remastered - Nota 10
Metroid Prime Remastered - Nota 10
Foto: Game On / Divulgação

O novo lançamento também pavimenta o caminho para as possíveis - e agora esperadas - remasterizações de Metroid Prime 2: Echoes e Metroid Prime 3: Corruption, e claro, aumenta as expectativas pelo sonhado quarto jogo da série.

Metroid Prime já era um dos melhores jogos da Nintendo. Essa remasterização só prova o quanto Samus Aram mercece uma vida longa no mundo dos jogos.

Metroid Prime Remastered é exclusivo para Nintendo Switch.

*Esta análise foi feita com uma cópia gentilmente cedida pela Nintendo.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade