Jogamos: EA Sports FC 26 aposta em experiências distintas para públicos diferentes
Nova edição acerta em ajustes importantes da defesa e dos goleiros, mas ainda deixa espaço para melhorias no equilíbrio da marcação
O anúncio do EA Sports FC 26 foi recebido com expectativas divididas. Parte da comunidade esperava mudanças significativas após os problemas do FC 25, especialmente em áreas como goleiros e sistemas defensivos. O trailer de revelação prometia soluções para esses pontos, mas restava a dúvida se as melhorias seriam realmente sentidas na prática.
Durante os testes, ficou claro que a EA trabalhou em aspectos centrais da jogabilidade, oferecendo duas experiências distintas nos modos Autêntico e Competitivo. Ainda que não resolva todos os problemas da franquia, FC 26 mostra avanços que merecem atenção e pode agradar tanto os que buscam realismo quanto os fãs do estilo mais cadenciado dos modos online.
De volta ao campo
No teste que me foi disponibilizado, havia apenas dois modos disponíveis: o Rush, que é o tradicional 5 contra 5 em um estádio menor, parecido com o que era visto no antigo FIFA Street, e o modo Amistoso. Todos esses modos contavam com os mesmos times. No lado masculino, por exemplo, estavam PSG, Real Madrid, Liverpool e Bayern de Munique. No lado feminino, os times eram Chelsea, Lyon, Bayern e Real Madrid.
Passei mais tempo jogando o Amistoso, onde era possível apenas disputar partidas como se fosse um jogo da Champions, tanto no masculino quanto no feminino. Antes de começar a partida, precisei ir até o menu para selecionar onde estavam as mudanças na jogabilidade, escolhendo entre os dois modos agora chamados de Competitivo e Autêntico.
No Competitivo, a jogabilidade se baseia nos modos online como UT e Pro Clubs. Ela é mais cadenciada, e o uso dos PlayStyles se torna um diferencial, principalmente para atacantes e defensores. Quem jogou bastante o FC 25 sabe o quão chato era ver qualquer jogador dar trivela de qualquer lugar, mesmo sem ter esse PlayStyle no nível prata. Aqui no FC 26, pude testar essa função com um jogador sem qualquer nível de trivela e, felizmente, esse problema foi corrigido. Se o jogador não tiver o estilo de jogo, a maior parte das tentativas resulta em chutes isolados que nem chegam perto do gol.
Notei que, jogando no modo Competitivo, agora será necessário usar mais a linha defensiva para acompanhar as jogadas. Não está tão automático como era antes. Em muitas jogadas precisei puxar os jogadores para seguir o ataque adversário, enquanto usava a opção de marcação com os outros companheiros. Além disso, dar giros com os jogadores está mais simples e ágil, sem necessidade de usar o botão de drible para executar o movimento com precisão. Apenas girando e posicionando corretamente, o jogador já realiza a ação.
Realismo divertido
Partindo para a jogabilidade Autêntica, foi onde mais me diverti. As partidas e os jogadores são realmente mais lentos, simulando uma partida de verdade. Os PlayStyles aqui fazem diferença apenas naqueles que possuem os de corrida, enquanto os demais dão a sensação de estar jogando na época em que essas mecânicas não existiam. O realismo está presente até no campo, onde o vento influencia na velocidade e trajetória da bola. Pode parecer semelhante ao modo Simulação do FC 25, mas aqui as mudanças vão muito além de ajustar alguns sliders.
Jogar nesse estilo me permitiu criar jogadas que não funcionavam direito no modo Competitivo. É uma pena que esse tipo de jogabilidade fique restrito ao offline. Fica a torcida para que, no futuro, seja adicionada a opção de escolher entre esses dois estilos nos modos online, já que no Autêntico conseguimos ver quem realmente entende de futebol, e não quem explora as mesmas jogadas ou o meta, algo que causou muitos problemas no UT do último ano.
Uma questão que fez muitos torcerem o nariz foi a remoção do “Timed Shot” por parte da EA. Aquele tipo de finalização em que, ao apertar duas vezes o botão de chute no tempo certo, o jogador ganhava mais precisão. Jogando os amistosos e alternando entre os dois estilos de jogabilidade, só consegui pensar em como essa mecânica não vai fazer falta nenhuma. Em várias ocasiões, ela acabava sendo frustrante, especialmente quando o “Timed” saía vermelho em um bom ataque. Agora, com esse elemento de sorte e precisão excluído, o jogador tem mais liberdade para chutar sem se preocupar com o tempo exato.
Mudanças mais que necessárias
Mas as novidades não ficaram apenas na jogabilidade. Temos novas animações e ajustes no comportamento da IA, tanto dos nossos companheiros quanto dos adversários. Os goleiros, que foram um dos principais problemas no título anterior, agora estão realmente bons. Não seria exagero dizer que, depois de muitos anos, a EA finalmente acertou nessa posição, que por muito tempo era uma das mais instáveis do jogo.
Durante as partidas, vi goleiros fazendo defesas que normalmente seriam gols certos. Em lances que exigiam a famosa defesa à queima-roupa, eles defenderam com firmeza — e o melhor de tudo, sem espalmar a bola para o meio da área, como era comum no jogo anterior.
O que me incomodou, independente do modo escolhido, foi o fato de estar muito fácil desarmar o adversário, mesmo em situações de atacante contra defensor. Em uma das partidas, jogando com o Bayern contra o Real Madrid, usei o Olise em uma jogada de ataque e fui desarmado pelo Rüdiger. No entanto, recuperei a bola rapidamente apenas me aproximando, e isso jogando na dificuldade World Class.
Graficamente, não notei muitas diferenças, o que não é necessariamente algo ruim. A atmosfera dentro do campo, o visual dos jogadores e a forma como se expressam nos replays já atingiram um nível difícil de ser superado. Elementos fora do campo também contribuem para a imersão, os jogadores entrando com crianças, os mascotes comemorando e a torcida indo embora quando o time leva uma goleada continuam presentes e bem implementados.
Considerações
EA Sports FC 26 representa um passo importante no aperfeiçoamento da fórmula da franquia. Os ajustes nos goleiros e no sistema defensivo corrigem pontos que há anos frustravam jogadores, enquanto a inclusão de dois estilos de jogo oferece novas possibilidades para públicos diferentes. O modo Autêntico, em especial, traz uma experiência mais próxima do futebol real, embora ainda limitada ao offline.
Apesar disso, ainda há equilíbrio a ser buscado, principalmente na mecânica de desarme, que segue permitindo retomadas de bola com facilidade exagerada. O visual mantém o bom nível já visto em edições anteriores, e a ambientação continua eficaz. Com o lançamento previsto para setembro, a EA tem em mãos um título que pode consolidar a nova fase da série, caso continue ouvindo a comunidade e aprimorando o que já foi ajustado.
EA Sports FC 26 estará disponível em 26 de setembro para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Switch 2, Xbox One e Xbox Series X|S.