Gears of War: Reloaded mostra a força do multiplayer e marca nova fase da franquia
Jogamos o beta do game, que permite testar modos clássicos e suporte a crossplay, sendo também a estreia da série nos consoles da Sony
Desde a estreia em 2006 no Xbox 360, a franquia Gears of War passou por remasterizações, prequelas e coletâneas, mas sempre permaneceu exclusiva do ecossistema Xbox. Agora, quase duas décadas depois, a série dá um passo inédito com Gears of War: Reloaded, que marca a chegada da franquia aos consoles PlayStation pela primeira vez.
O beta do modo multiplayer serviu como uma prévia sólida do que está por vir. Modos como Mata-Mata, Rei do Pedaço e Execução retornam com ajustes, enquanto a jogabilidade mantém o foco nos confrontos de curta distância e no uso estratégico de cobertura. O suporte ao crossplay com PS5 amplia o alcance da comunidade e fortalece esse novo momento da série.
Prepare sua Lancer
Por se tratar de um beta focado apenas no modo online, só é possível selecionar essa opção no menu principal, que é o mesmo visto no remaster lançado há dez anos. No lobby, antes de começar a partida, é possível escolher qual personagem usar, sem qualquer restrição caso outra pessoa já tenha feito a mesma escolha. Podemos jogar com personagens icônicos como Marcus Fenix, General RAAM, Dom, Cole e Baird, além de visuais clássicos como o Locust Drone. Também era possível personalizar a skin das armas, incluindo a tradicional coloração dourada vista em muitos jogos multiplayer.
Os modos disponíveis foram organizados para atender desde iniciantes até quem já está familiarizado com o universo Gears. Nas partidas sociais, que funcionam como partidas casuais, jogamos o clássico mata-mata em equipe, mas com uma diferença: em vez de pontuar até um limite, cada time começa com um número fixo de vidas. Quando esse número chega a zero, os quatro jogadores restantes precisam sobreviver ao máximo. Se todos forem eliminados, a partida termina. O grande destaque do beta foi o suporte a crossplay, incluindo com jogadores do PlayStation 5, o que ajudou a manter as salas cheias mesmo em horários menos movimentados.
Nos modos competitivos, foi possível experimentar o Rei do Pedaço, em que o objetivo é capturar e defender círculos no mapa para pontuar, e o modo Execução, que segue as regras oficiais dos torneios de eSports de Gears of War. Nesse formato, cada jogador tem apenas uma vida por rodada, e a equipe vence ao somar quatro pontos. Todas as partidas que joguei foram divertidas, e no lobby era possível identificar os jogadores que estavam em outras plataformas.
A jogabilidade pode parecer estranha no início, especialmente para quem não está acostumado com o estilo da série. Usar as coberturas, o sistema de recarga ativa e a movimentação com corridas e deslizes exige adaptação, mas continua sendo um dos poucos estilos de jogo que envelheceram muito bem. Para quem vem de jogos como Call of Duty ou Battlefield, pode sentir falta de recursos como killstreaks ou veículos no mapa. Aqui, o diferencial são as armas poderosas espalhadas pelos cenários, como o Martelo da Aurora e o Arco Torque. Ainda assim, nada supera a sensação de sair deslizando entre coberturas com a Gnasher em mãos.
Graficamente, não notei mudanças drásticas em relação à Gears of War Ultimate Edition, além de ray tracing em alguns pontos e uma paleta mais acinzentada que remete à versão original do Xbox 360. Em termos de desempenho, o beta oferecia a opção de ativar o modo 120hz e ajustar a qualidade gráfica de forma separada, permitindo por exemplo priorizar desempenho no multiplayer e qualidade visual na campanha.
Como esperado, o título manteve a mesma dublagem da Ultimate Edition. Para mim, esse é um dos melhores elencos de dublagem em jogos. Maurício Berger, por exemplo, é conhecido por ser a voz do John Stewart em animações da DC e do Torbjörn em Overwatch. Já Márcio Simões dá voz ao Cole, sendo também conhecido por dublar o Coringa, o Patolino e o Will Smith em diversos filmes.
Considerações
O beta de Gears of War: Reloaded mostra que o essencial ainda funciona. A jogabilidade continua precisa, intensa e focada na movimentação agressiva que consagrou a franquia. Os modos clássicos trazem variedade, e o sistema de progressão tem potencial para sustentar o interesse por mais tempo.
O visual modernizado, as opções de desempenho e o suporte ao crossplay mostram que há um esforço real de atualização sem sacrificar identidade. Mais do que uma nova versão, Reloaded marca um recomeço simbólico, agora com uma base expandida. Se o conteúdo completo seguir no mesmo ritmo, Gears pode reconquistar espaço entre os grandes nomes do competitivo online.
Gears of War: Reloaded estará disponível em 26 de agosto para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.