Consoles Super Nintendo estão ficando mais rápidos com o tempo
Dados recentes mostram que a Unidade de Processamento de Áudio do SNES acelera com o tempo
O saudoso Super Nintendo parece estar ficando mais rápido ao longo dos anos, isso de acordo com dados recentes coletados por jogadores (via Metro), que mostraram que a Unidade de Processamento de Áudio (APU) do console está rodando mais rápido do que na época em que foi lançado, em 1990.
A descoberta se originou em um tópico do Bluesky feito em 26 de fevereiro pelo usuário conhecido como TASbot, que realizou uma pesquisa para reunir evidências para provar que o console 16 bits da Nintendo roda mais rápido conforme envelhece.
Jogadores donos de um SNES foram convidados a executar, utilizando um flash cart, um teste por meio de uma ROM chamada smpspeed em seus consoles e compartilhar os resultados. Após reunir informações de 143 usuários diferentes, o TASbot confirmou que os consoles medidos em 2025 contam com APUs mais rápidos do que as especificações originais do videogame em 1990. Isso faz com que o áudio do jogo, como músicas e efeitos sonoros, fiquem mais agudos. No entanto, ele não sabe dizer o motivo disso estar acontecendo.
Based on 143 responses, the SNES DSP rate averages 32,076 Hz, rising 8 Hz from cold to warm. Warm DSP rates go from 31,965 to 32,182 Hz, a 217 Hz range. Therefore, temperature is less significant. Why? How does it affect games? We do not know. Yet. See docs.getgrist.com/fpwWkqDcnxXR... for more.
— TASBot (@tas.bot) 6 de março de 2025 às 20:10
"Os resultados [dos testes, que podem ser vistos aqui] que temos mostram que é real. Os consoles que medimos são mais rápidos do que a especificação original. Será preciso pesquisar para determinar o porquê", disse em resposta a um seguidor.
Além disso, a pesquisa também revelou que o áudio do console roda mais rápido conforme esquenta, com taxas de DSP aumentando de 31.965 para 32.182 Hz, uma faixa de 217 Hz. Vale ressaltar que o fato curioso afeta apenas o aúdio do videogame, já que quaisquer mudanças na jogabilidade são aparentemente imperceptíveis.