Cofundador da Rockstar queria matar Niko Bellic no fim de GTA 4
Decidiu não fazer isso porque o jogo não ficaria bem sem ele
O cofundador da Rockstar, Dan Houser, que saiu da empresa há alguns anos, disse recentemente que gostaria de ter matado Niko Bellic no fim de GTA 4.
A afirmação foi feita durante uma entrevista com Lex Fridman (via PC Gamer), com ele sugerindo que voltou atrás na decisão apenas porque ela não se encaixaria bem na forma em como definiram o jogo, não havendo ninguém que pudesse substituir Niko de forma adequada.
"Sabe, o jogo não funciona assim. Então era uma situação onde nós não tínhamos feito isso, pensamos em fazer isso, não fizemos, e então dissemos 'Vamos fazer isso'", explicou Houser.
Quando Houser afirma "vamos fazer isso", ele está referindo a Red Dead Redemption, lançado depois de GTA 4 e no qual o personagem principal, John Marston, é morto no final, mas você ainda conseguia jogar posteriormente com seu filho Jack, que parte para vingar a morte de seu pai, entregando um dos desfechos mais memoráveis da história dos games.
Em GTA 4, realmente não havia ninguém que pudesse substituir Niko, então realmente foi a decisão acertada mantê-lo vivo.
Vida de Dan Houser em Nova Iorque influenciou a história de GTA 4
No mesmo bate-papo com Fridman, Houser disse também que a trama de GTA 4 era sombria porque foi inspirada na época em que estava morando em Nova Iorque, com ele dizendo que estava "solteiro e infeliz".
"Eu estava morando em Nova York há alguns anos e não tinha certeza se estava feliz", disse Houser (via PC Gamer). "Eu estava passando por muitos problemas pessoais, como sempre. Recentemente, revi algumas partes de GTA 4 e é realmente um jogo sombrio, e pensei: 'Ah, é por isso'. Eu estava solteiro e infeliz, e não tinha certeza se queria continuar nos Estados Unidos."
"Minha vida estava em constante turbulência", continuou Houser. "Como empresa, enfrentamos toda aquela polêmica do Hot Coffee, então pensávamos constantemente que poderíamos ser fechados no meio da produção de GTA 4."
Para quem não sabe, a polêmica do Hot Coffee a que Houser se refere envolve um minigame em GTA: San Andreas. Descoberto por uma equipe de hackers, ele permitia que os jogadores tivessem relações sexuais com a namorada de CJ após inserirem comandos de "movimento".