PUBLICIDADE

Jogos que marcaram os 20 anos do Xbox

Os consoles da Microsoft foram berço de grandes franquias; relembre

15 nov 2021 - 08h02
(atualizado às 18h35)
Ver comentários
Xbox faz aniversário de 20 anos; confira os jogos que definiram a plataforma:

O tempo passa rápido! Há 20 anos, no dia 15 de novembro de 2001, a Microsoft lançava o console Xbox original, marcando oficialmente a entrada da gigante norte-americana na disputada indústria dos videogames.

O primeiro Xbox chegou ao mercado para competir com um feroz PlayStation 2, que já havia aposentado prematuramente o Sega Dreamcast e fazia o Nintendo GameCube comer poeira pela preferência dos gamers - e não à toa, é o videogame mais vendido da história até hoje.

Halo comemora 20 anos em 2021
Halo comemora 20 anos em 2021
Foto: Xbox / Divulgação

Apesar de ser apresentado como o videogame mais poderoso da sua geração, o Xbox teve vendas discretas, mas ele serviu de base para o surgimento de grandes franquias que estão aí até hoje e de berço para o nascimento, do hoje bem popular, serviço digital Xbox Live.

De lá para cá, a Microsoft emplacou várias franquias de sucesso e conquistou uma legião de fãs, aprimorando seus consoles nas gerações seguintes, com o popular Xbox 360, o inovador Xbox One e por fim, a poderosa dobradinhas Xbox Series S e Xbox Series X - este último, o videogame mais potente já fabricado até os dias atuais.

Para comemorar esse dia histórico, o Game On preparou uma lista bem especial com 10 jogos e franquias que marcaram os 20 primeiros anos da marca Xbox, confira abaixo!

Halo

Foto: Divulgação

O primeiro jogo da série Halo foi lançado em 2001 para o Xbox original, desenvolvido pela Bungie que hoje é responsável por Destiny, e revolucionou o mundo dos jogos de tiro em primeira pessoa nos consoles. Halo e Halo 2 foram os maiores jogos do console, e desde então a série já contou com vários capítulos contando a saga de Master Chief e suas aventuras galácticas, com Halo Infinite sendo o mais recente, chegando agora em 15 de novembro e que promete expandir a franquia como nunca antes visto.

Forza

Foto: Divulgação

A série Forza é outro nome marcante na história do Xbox, atualmente dividida em duas séries, a original Forza Motorsport, que surgiu em 2005 para Xbox, e Forza Horizon, que ganhou as pistas em 2012 no Xbox 360. Enquanto o primeiro segue o estilo de simulação, o segundo já é do tipo arcade (sem muita ligação com a realidade) e com mapa em mundo aberto. Forza Horizon 5 foi lançado recentemente para Xbox One, Xbox Series X/, PC e foi aclamado pelos fãs e crítica - confira mais detalhes na análise do Game On.

Gears of War

Foto: Divulgação

Originalmente produzido pela Epic Games, o primeiro Gears of War foi lançado em 2006 para o Xbox 360 e rapidamente se tornou um sucesso entre os jogadores, ao mostrar no futuro um esquadrão de soldados, tendo como protagonista o grande Marcus Fenix, com a missão de salvar um planeta de um mortal exército de criaturas alienígenas. O jogo mais recente da franquia é Gears 5, lançado em 2019 para Xbox One e PC. Há anos especula-se a produção de um filme baseado na franquia para os cinemas, mas infelizmente até hoje não houve uma confirmação.

Fable

Foto: Divulgação

No universo do RPG de ação a série Fable fez história no Xbox. Originalmente ele estava sendo planejado para o Sega Dreamcast, mas após a sua retirada do mercado em 2001, o jogo foi lançado em 2004 para o Xbox pela já extinta Lionhead Studios. O game é ambientado no mundo de fantasia medieval chamado Albion, onde os jogadores assumem o papel de um garoto órfão que sonha em ser um herói. O jogo foi bem recebido e ganhou duas sequências (a última em 2010), alguns jogos derivados e uma remasterização do jogo original em 2013. Um novo game da série está atualmente em desenvolvimento pela Playground Games (a mesma da série Forza Horizon), ainda sem data de lançamento.

Ninja Gaiden

Foto: Divulgação

A série Ninja Gaiden nasceu na década de 1980 e fez grande sucesso no NES 8 bits da Nintendo. Após alguns anos esquecida, a franquia ressurgiu em 2004 para o Xbox de forma gloriosa e totalmente reformulada em 3D e com alto conteúdo de violência. O jogador controla o mestre ninja Ryu Hayabusa, em uma missão para recuperar uma espada mística roubada e vingar a morte de seu clã. Em 2005 o game ganhou uma versão retrabalhada chamada Ninja Gaiden Black, que se tornou famosa por ser mais difícil do que o original e até hoje exclusiva nos sistemas Xbox.

Dead Rising

Foto: Divulgação

Lançado em 2006 como um exclusivo do Xbox 360, Dead Rising da Capcom trazia o mundo dos zumbis e sobrevivência para os sistemas da Microsoft - exclusividade que durou apenas três anos, até o jogo ser portado para o Nintendo Wii. O jogo foi bem recebido pela sua liberdade de exploração nos cenários e pelo grande número de maneiras de matar os milhares de zumbis dentro do game. A história mostra Frank West, um fotojornalista que fica preso dentro de um shopping durante um surto de zumbis na cidade. O título mais recente da série é Dead Rising 4, lançado em 2016 para Xbox One e PC - e um ano depois no PlayStation 4.

Alan Wake

Foto: Divulgação

Lançado em 2010 para o Xbox 360 pela Remedy Entertainment, o inovador Alan Wake conquistou os jogadores ao apresentar uma aventura de terror psicológico e uma estrutura similar a de uma série de TV. A trama gira em torno de Alan Wake, um renomado escritor de livros de terror que deve investigar o misterioso desaparecimento de sua esposa, enquanto estavam de férias em uma pequena cidade. Rumores apontam que Alan Wake 2 pode estar em desenvolvimento atualmente, e recentemente uma versão remasterizada do game original chegou ao Xbox One, Xbox Series X/S, PS4, PS5 e PC.

Mass Effect

Foto: Divulgação

Lançado exlusivamente para Xbox 360 em 2007, o RPG de ação Mass Effect mostra a história do Comandante Shepard e sua missão de salvar a humanidade de uma raça de seres mecânicos conhecida como Reapers, durante o ano de 2183. O jogo fez um grande sucesso pela sua narrativa de ficção científica interativa e seus belos e criativos designs cinematográficos. Contou com duas sequências diretas, e em 2017 foi lançado o quarto jogo da série, Mass Effect: Andromeda, trazendo uma nova história e novos personagens.

Call of Duty 4: Modern Warfare

Foto: Divulgação

Lançado em 2007, Call of Duty 4: Modern Warfare foi um marco na história da franquia, e mesmo não sendo um exclusivo do Xbox, foi um jogo que marcou a geração do Xbox 360. Foi o primeiro jogo da série a abandonar o contexto da Segunda Guerra Mundial e abordar uma ambientação dos tempos modernos. Considerado o melhor jogo da série, ganhou duas sequências diretas, além de uma remasterização em 2016 e um recente e elogiado reboot em 2019. Durante a geração X360, a Activision trabalhou em parceria com a Microsoft em toda a trilogia Modern Warfare e outros jogos da série: o Xbox 360 recebia versões de teste antes do lançamento e também era a plataforma em que as expansões e novos mapas multiplayer chegavam primeiro.

Ori and the Blind Forest

Foto: Divulgação

E para encerrar a nossa lista, uma nova franquia moderna lançada em 2015 para o Xbox One e PC. Em Ori and the Blind Forest o jogador assume o controle de Ori, um espírito branco guardião, e Sein, a "luz e olhos" do Espírito da Árvore na Floresta. O jogo ganhou destaque pelos seus belos visuais de desenho animado e pela aventura cativante do gênero metroidvania 2D. Em 2020 a sequência Ori and the Will of the Wisps foi lançada para Xbox One e PC, e alguns meses depois para o Nintendo Switch.

Além destes jogos inesquecíveis, não foram poucos os games de sucesso começaram nos consoles Xbox, como Crackdown, Saints Row, Cuphead, State of Decay, Sunset Overdrive, Sea of Thieves e muitas outras. As plataformas da Microsoft também foram palco para o retorno de franquias queridas pelos jogadores, como Killer Instinct e Battletoads, para citar apenas alguns.

Curtiu a seleção de jogos inesquecíveis que marcaram os 20 anos do Xbox? Conte para a gente quais são os seus jogos favoritos dos consoles da Microsoft!

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade