PUBLICIDADE

Análise: Forza Horizon 5 é obrigatório para fãs de velocidade

Jogo de corrida ambientado no México acerta em todos os aspectos

4 nov 2021 09h14
| atualizado às 09h48
ver comentários
Publicidade
Forza Horizon 5
Forza Horizon 5
Foto: Xbox / Divulgação

Forza Horizon 5 é o melhor jogo já feito pela Playground Games, oferecendo tudo o que a série temde melhor e adicionando novos elementos narrativos e uma organização da progressão que fez falta na edição anterior. É um jogo de corrida, que pode ser tão técnico ou casual quanto você quiser, mas também é um jogo de aventura, um grande parque de diversões sobre rodas e uma celebração da sensação de liberdade que vem ao pilotar por paisagens incríveis em alta velocidade.

Desde seu surgimento quase há uma década, a série Forza Horizon conquistou um lugar especial no coração dos fãs de automobilismo, velocidade e entusiastas da cultura automobilística em geral, preenchendo o vazio deixado por Need for Speed com seu apelo mais amplo para os pilotos casuais, mas sem perder de vista os fãs da simulação de Forza Motorsport. A Playground Games acertou em tudo na saudosa primeira edição do Festival Horizon e desde então, trabalha para ampliar o jogo sem se distanciar da receita vencedora: carros incríveis para pilotar e colecionar, um mundo aberto fantástico, muitas corridas e proezas sobre rodas e uma trilha sonora excelente para jogar com o volume no talo.

Em ritmo de aventura

O Festival Horizon chega ao México para sua quinta edição, um cenário inesperado - meio como foi a Austrália em FH3 - e pilotar por suas estradas, curtindo as mecânicas dinâmicas de direção, que envolvem elementos como o tipo de terreno, o clima no momento e o controle de cada um dos mais de 500 veículos disponíveis, enquanto se cruza locações como desertos cheios de cactos, praias paradisíacas, pântanos que escondem pirâmides astecas ou mesmo um vulcão ativo, é uma das melhores experiências que um videogame pode proporcionar em 2021.

Forza Horizon 5
Forza Horizon 5
Foto: Xbox / Divulgação

São 11 biomas diferentes pontuados por uma grande diversidade de eventos para competir, desde corridas de rua até provas cross-country, disputas de arrancada e proezas que vão de saltos cinematográficos e provas de drift até desafios mais mirabolantes como cruzar um pântano disputando corrida contra jet-skis. Há muitas coisas para se fazer em Forza Horizon 5 e conforme se progride pelo festival, mais atividades são adicionadas. É fácil se sentir meio perdido no meio de tantas possibilidades e por isso é uma boa usar os filtros no mapa para exibir apenas os eventos que você tem interesse naquele momento... ou pedir para a assistente virtual Anna indicar a rota até a competição que você está afim.

Quase tudo o que a franquia já teve de melhor está presente (só faltou mesmo as pistas malucas da expansão Hot Wheels de Forza Horizon 3, mas quem sabe no futuro?). Elementos que chegaram nas atualizações de Forza Horizon 4, como os desafios Super 7 e o placar de façanhas de Lego Speed Champions, agora estão no jogo desde o início, junto com o sistema de estações do ano e as Playlists de temporadas, que garantem novos desafios durante muito tempo.

Há mais formas de colaboração entre os jogadores, como o modo de criação EventLab, ferramenta que permite criar seus próprios circuitos e desafios de forma tão simples quanto correr pelas estradas, e compartilhar com a comunidade. Até mesmo os celeiros, que escondem carros raros, podem ser "reabastecidos" pelos jogadores com veículos de suas próprias garagens.

Forza Horizon 5
Forza Horizon 5
Foto: Xbox / Divulgação

Uma das coisas mais legais é que o seu piloto, a estrela do Festival Horizon, agora tem voz e participa ativamente em conversas com outros personagens, tanto nas Histórias Horizon quanto na progressão da campanha. Você parte em Expedições com eles para habilitar novas estações do Festival, que possuem temas diferentes modalidades. Essas Expedições são alguns dos momentos mais emblemáticos do jogo e dão o tom de aventura de Forza Horizon 5, como ao explorar ruínas mesoamericanas que se encaixariam perfeitamente em um Uncharted ou Tomb Raider, ou fazer manobras radicais em um aeroporto abandonado no meio da selva.

A linha narrativa se encaixa na expansão do Festival pelo México, em uma estrutura de progressão com começo, meio e fim - sempre com uma prova de longa duração eletrizante ao final de cada categoria do Festival. A organização da campanha torna a experiência bem mais agradável e é um grande acerto desta edição.

E os carros?

Forza Horizon 5
Forza Horizon 5
Foto: Xbox / Divulgação

Há um novo sistema de coleção para os carros. Além da garagem do jogador, um álbum de figurinhas acompanha seu progresso - ele mantém os carros que você decidir vender na Casa de Leilões ou dar de presente - e tem seus próprios bônus conforme certas metas são atingidas. Carros podem ser comprados na loja, encontrados em celeiros, ganhos como prêmio ou em sorteios, como nos jogos anteriores. Os sorteios, em geral, parecem oferecer mais carros e créditos do que emotes e roupas.

A seleção de carros disponíveis é muito bem feita, com uma combinação de bólidos exóticos de várias categorias, carros clássicos e aqueles veículos quase comuns, mas que são reconhecidamente bacanas na cultura automotiva. Há toda uma adorável celebração do Vocho, como o Fusca é conhecido no México - e quem teve um como seu primeiro carro, vai abrir um sorriso com as aventuras do clássico VolksWagen.

Uma ausência que pode ser compensada no futuro são os supercarros elétricos. Com exceção do Porsche Taycan Turbo S, a atual leva de elétricos não está representada: nada de Tesla ou dos arrojados bólidos off-road das competições Extreme E, que cairiam como uma luva nos desertos mexicanos. Considerando o histórico da franquia, muitos outros carros estão por vir nos próximos meses e quem sabe uma expansão voltada aos elétricos não esteja no horizonte? Sonhar não custa nada.

Considerações

Forza Horizon 5 - Nota 10
Forza Horizon 5 - Nota 10
Foto: Game On / Divulgação

Forza Horizon 5 é a melhor experiência sobre rodas que você terá em um game em 2021. Um jogo empolgante desde o primeiro minuto, visualmente incrível, com tudo o que a série tem de melhor (e um pouco mais) e que eleva a barra de qualidade do gênero como poucos antes dele. É uma experiência obrigatória para qualquer um que curta jogos de corrida.

O jogo chega nesta semana para quem comprou a edição Premium e estará disponível a partir de 9 de novembro na edição Standard para PC, Xbox One e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no Xbox Series X com uma cópia gentilmente cedida pela Microsoft.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade