PUBLICIDADE

O que é speedrun?

Modalidade de jogo existe desde a década de 90 e se popularizou no novo milênio

29 set 2020 10h09
| atualizado às 10h22
ver comentários
Publicidade

De Super Mario Bros a Sonic, passando por Pokémon e Legend of Zelda, gamers costumam gastar horas, dias, semanas a fio para completar um jogo do início ao fim. Passar fase por fase, dominar “chefões”, coletar itens e resolver quebra-cabeças frequentemente se provam árduas tarefas para se chegar ao fim de um jogo. Mas e se neste longo caminho houvesse uma espécie de atalho?

Pois bem, este atalho pode ser desde um bug na programação do game até mesmo decorar todas as fases de um jogo. O speedrun, a arte de completar um jogo no menor tempo possível, é acima de tudo um exercício de muita prática e repetição. Os runners, jogadores que se dedicam a essa proeza, participam de eventos dedicados à modalidade e competem entre si pelo menor tempo possível ao completar um jogo. 

Super Mario Bros: Jogo pode ser encurtado através do Speedrun.
Super Mario Bros: Jogo pode ser encurtado através do Speedrun.
Foto: Reprodução/Nintendo

Existem, ainda, várias modalidades de Speedrun, que vão desde completar 100% do jogo ao uso de emuladores para auxiliar na tarefa. Há quem não faça o uso de glitches (as falhas de programação do jogo) e também quem não se importe com a porcentagem para completar um jogo, contanto que se chegue até o final. Abaixo, você pode conferir um speedrun de Minecraft que atualmente é o recorde mundial do jogo.

Essa última modalidade, chamada de “any%” (qualquer porcentagem) é justamente a que você vai poder conferir no desafio Extra Life, gameshow que acontece no dia 10 de outubro e que será transmitido pelo Terra. Reunindo runners e influenciadores em prol de ONGs, o desafio promete ser eletrizante. Para saber as novidades e informações, confira o Youtube e o Instagram do Extra Life! 

Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade