Entrevista: Razer aposta em ferramentas de IA no desenvolvimento de jogos
O futuro dos games passa por inteligência artificial — e a Razer sabe disso.
Em uma conversa exclusiva para o Game On, Quyen Quach, Vice-presidente de Software da Razer, falou sobre o desenvolvimento das ferramentas de IA da marca, como o Game Assistant e o QA Companion, além da visão estratégica da empresa para tornar essas tecnologias mais acessíveis a estúdios do mundo todo — incluindo os brasileiros.
Game On - A Razer é amplamente reconhecida por seu hardware gamer. O que motivou a decisão estratégica de investir em ferramentas de IA para desenvolvimento de jogos, e quais foram as principais lições aprendidas durante essa transição?
Quyen Quach - A convergência entre IA e games criou uma oportunidade muito interessante para expandirmos nossos esforços de inovação. Com mais de 3,32 bilhões de jogadores no mundo e um mercado de jogos projetado para atingir US$ 424 bilhões até 2033, esse cenário está evoluindo rapidamente. Só a categoria de jogos com IA deve crescer a uma taxa anual de 28,4%, chegando a US$ 28 bilhões — o que reforça a importância desse segmento.
Nossa decisão de investir em IA para o desenvolvimento de jogos se baseia em nossa longa trajetória na indústria. Nas últimas duas décadas, lançamos tecnologias que moldaram a experiência gamer — desde o mouse Boomslang até os laptops Blade — enquanto evoluímos para o maior ecossistema integrado de hardware, software e serviços do mundo, totalmente voltado ao jogador. Esse vínculo profundo com a comunidade gamer nos dá uma percepção valiosa sobre as necessidades tanto dos jogadores quanto dos desenvolvedores.
Uma das principais lições que aprendemos é a importância de adaptar as soluções de IA para cada caso de uso específico. Com nossa compreensão do comportamento dos jogadores, não estamos apenas adotando IA — estamos ajudando a moldar o futuro dos games com ela.
Game On - O Razer Game Assistant promete feedback em tempo real, análise pós-partida e insights de desempenho. Como essa ferramenta se adapta a diferentes gêneros de jogos como MOBA, shooters e RPGs?
Quyen Quach - Cada gênero — seja MOBA, shooter ou RPG — tem suas dinâmicas próprias. Por isso, treinamos modelos de IA especializados para identificar padrões específicos de cada estilo de jogo, permitindo que o Game Assistant forneça feedbacks e sugestões realmente relevantes.
Apresentado originalmente como Project AVA na CES 2025, o Game Assistant é um assistente de voz com IA que observa a jogabilidade e oferece orientação tática em tempo real, além de análise pós-partida. Seja numa partida competitiva multiplayer ou enfrentando um chefe difícil no modo solo, ele se adapta ao seu estilo e ao gênero do jogo, oferecendo dicas personalizadas e estratégias. Esse foco personalizado aumenta a imersão e melhora o desempenho, tornando a ferramenta útil em uma grande variedade de experiências.
Game On - O QA Companion foi lançado como uma solução para detecção automática de bugs e problemas de performance. Como ele se compara aos métodos tradicionais de QA, e qual é o nível de precisão dos testes automatizados atualmente?
Quyen Quach - O QA tradicional costuma ser manual e bastante demorado, exigindo que os testadores repliquem os problemas várias vezes. O QA Companion otimiza esse processo ao integrar ferramentas baseadas em IA aos fluxos de trabalho existentes, automatizando a detecção de falhas e a análise de desempenho.
Em média, um terço do tempo de desenvolvimento de um jogo é gasto com QA, o que representa de 20% a 30% do custo total. O QA Companion ajuda a reduzir esse tempo em até 50%, aumentando a eficiência e acelerando o tempo de lançamento. Ele identifica bugs, falhas e problemas de performance automaticamente durante a jogabilidade, permitindo que os testadores humanos se concentrem em melhorar a experiência do jogador. E o melhor: a cada nova sessão de testes, o sistema aprende mais, tornando-se ainda mais eficaz. É uma ferramenta poderosa para estúdios AAA e indies que buscam mais qualidade e agilidade no desenvolvimento.
Game On - Considerando o uso do Amazon Bedrock e a integração com a AWS, como vocês garantem a segurança e a confidencialidade dos dados dos desenvolvedores?
Quyen Quach - Os dados dos desenvolvedores são armazenados em ambientes isolados, acessíveis apenas por eles. Escolhemos a AWS por sua escalabilidade, segurança e infraestrutura eficiente em termos de energia. Com o Amazon Bedrock, conseguimos entregar dados em tempo real com segurança e confiabilidade. Os princípios de arquitetura da AWS também melhoraram o desempenho das nossas cargas de trabalho em IA, permitindo escalar globalmente sem comprometer a confidencialidade e a integridade operacional.
Game On - A parceria com a Side ampliou as capacidades do QA Companion. Podemos esperar novas colaborações estratégicas para levar as aplicações de IA da Razer a áreas como design de jogos, narrativa e personalização de personagens?
Quyen Quach - Estamos, sim, explorando novas parcerias estratégicas para expandir nossas ferramentas de IA em áreas como design, narrativa e customização de personagens. A colaboração com a Side no QA Companion foi só o começo.
Com o lançamento do WYVRN, nosso ecossistema de IA para games que oferece acesso a recursos como Sensa HD Haptics, Razer Chroma RGB, THX Spatial Audio+ e Razer AI Tools através de uma única SDK, estamos criando a base para a inovação futura. Queremos trabalhar com parceiros que compartilham nossa visão e que possam nos ajudar a expandir os limites da imersão nos games.
Game On - Muitos estúdios brasileiros — especialmente os independentes — enfrentam dificuldades técnicas e financeiras para acessar tecnologias de ponta. A Razer tem planos para adaptar ou localizar essas ferramentas e facilitar sua adoção em mercados emergentes?
Quyen Quach - Temos total compromisso em tornar nossas ferramentas acessíveis globalmente, inclusive em mercados emergentes como o Brasil. Atualmente estamos em fase beta com estúdios AAA e independentes, e incentivamos candidaturas de todas as regiões. Estamos sempre ouvindo a comunidade para adaptar nossas soluções às suas necessidades.
É por isso que estamos levando o Razer AI Game Developer Tools para a AWS Marketplace — para que nossas soluções estejam facilmente disponíveis para milhões de desenvolvedores no mundo todo que já utilizam a plataforma da Amazon. Nosso objetivo é capacitar desenvolvedores em todos os cantos do planeta a utilizar IA para moldar o futuro dos games.
Conclusão
A Razer está indo além do hardware e deixando claro que o futuro do desenvolvimento de jogos passa pela inteligência artificial. Com ferramentas como o Game Assistant, o QA Companion e a plataforma WYVRN, a empresa mostra que quer estar lado a lado dos criadores de jogos — do estúdio independente ao gigante AAA. E o melhor: com a promessa de acessibilidade global, incluindo mercados como o Brasil, o sonho de integrar IA ao desenvolvimento de games nunca esteve tão próximo.