PUBLICIDADE

Dragon's Dogma 2 | Capcom pede desculpas por lançamento problemático

Depois de ser alvo de muitas críticas no lançamento, Capcom pede desculpas por problemas em Dragon's Dogma 2 e anuncia novidades

25 mar 2024 - 15h39
(atualizado às 18h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar de ter sido extremamente elogiado pela crítica especializada, o lançamento de Dragon's Dogma 2 vem sendo muito criticado pelos jogadores — principalmente nos PCs. E toda a repercussão negativa em torno do novo RPG fez a Capcom vir a público pedir desculpas pelo transtorno e uma forma de minimizar as dores de cabeça e as reclamações.

Foto: Capcom / Canaltech
Apesar de muito divertido, lançamento de Dragon's Dogma 2 foi marcado pela revolta dos jogadores (Imagem: Captura de Tela/Durval Ramos/Canaltech)
Apesar de muito divertido, lançamento de Dragon's Dogma 2 foi marcado pela revolta dos jogadores (Imagem: Captura de Tela/Durval Ramos/Canaltech)
Foto: Canaltech

Desde que o jogo chegou aos consoles e computadores, no último dia 22 de março, as críticas se concentram em dois pontos. O primeiro deles diz respeito ao desempenho do jogo no PC, que vem apresentando falhas como bugs e falta de estabilidade — isso sem falar no uso da DRM da Denuvo, que chegou a bloquear o acesso de alguns jogadores. Já a outra frente de problemas está no excesso de microtransações, principalmente de recursos que são vitais para a boa experiência do game.

Em um comunicado publicado na página do jogo no Steam, a equipe de Dragon's Dogma 2 disse estar acompanhando todo o feedback dado pela comunidade e pede desculpas por todo o inconveniente causado em todas as questões levantadas até agora. Mais do que isso, o estúdio disse já estar se movimentando para resolver alguns desses problemas.

Segundo a Capcom, grande quantidade de personagens na tela tem sobrecarregado a CPU (Imagem: Divulgação/Capcom)
Segundo a Capcom, grande quantidade de personagens na tela tem sobrecarregado a CPU (Imagem: Divulgação/Capcom)
Foto: Canaltech

Em relação às falhas de desempenho, a Capcom explica que o uso excessivo de CPU é causado porque, basicamente, o jogo calcula o impacto de cada personagem em cena, o que acaba dando essa sobrecarregada no jogo. "Em certas situações em que vários personagens aparecem ao mesmo tempo, o uso da CPU pode ser muito alto e afetar a taxa de frames", explica a empresa. "Estamos cientes de que, nesses casos, reduzir a carga da GPU pode ter um efeito limitado. No entanto, estamos procurando maneiras de melhorar o desempenho no futuro".

Já sobre os bugs e demais problemas técnicos, os desenvolvedores dizer que ainda estão investigando os casos e que a ideia é trazer atualizações em breve voltadas para aqueles erros considerados mais críticos.

Calibrando as microtransações de Dragon's Dogma 2

Sobre as microtransações, a Capcom decidiu adotar uma espécie de meio-termo em relação às críticas. Tanto que fez questão de destacar que alguns dos itens que estão à venda como DLCs podem ser adquiridos dentro do jogo sem que seja preciso gastar um único centavo para isso. É o caso da Arte da Metamorfose, que permite mudar o visual do seu personagem, ou mesmo dos cristais que habilitam a viagem rápida pelo mapa.

Segundo a Capcom, alguns dos itens vendidos via DLC estão disponíveis dentro do jogo (Imagem: Captura de Tela/Durval Ramos/Canaltech)
Segundo a Capcom, alguns dos itens vendidos via DLC estão disponíveis dentro do jogo (Imagem: Captura de Tela/Durval Ramos/Canaltech)
Foto: Canaltech

Em nossa crítica de Dragon's Dogma 2, destacamos justamente como essas limitações atrapalham a experiência e tornavam as coisas um tanto quanto cansativas. No texto, é apontado como as alternativas para o fast travel existem, mas são limitadas e pouco eficientes. Quando o texto foi escrito, a lista de itens à venda ainda não havia sido divulgada. 

Isso tudo fez com que muitos jogadores se revoltassem com a Capcom. No Steam, o jogo foi bombardeado por críticas negativas de usuários incomodados com as restrições voltadas a incentivar a compra dos DLCs. 

Por isso tudo, o estúdio anunciou algumas mudanças para equilibrar a experiência. Exemplo disso é que, em breve, será possível comprar até 99 Artes da Metamorfose na Guilda dos Peões, assim como a capacidade de criar um novo jogo.

As novidades fazem parte de um pacote de recursos que chegará ao game em breve e incluem melhorias também no desempenho do jogo nas versões de PS5 e Xbox Series. Nos consoles, embora as críticas ao desempenho do jogo sejam bem menores, a Capcom já confirmou que vai trazer opções de desativar o Ray Tracing e a Motion Blur, assim como limitar ou não o frame rate a 30 fps.

Nenhuma dessas atualizações, porém, tem data confirmada. De acordo com a desenvolvedora, elas chegarão em um futuro próximo tanto nos consoles quanto nos PCs.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade