PUBLICIDADE

Criador do NES e do Super Nintendo morre aos 78 anos

O engenheiro japonês Masayuki Uemura foi o principal arquiteto dos primeiros consoles da Nintendo

9 dez 2021 - 08h29
Compartilhar
Exibir comentários
Masayuki Uemura e sua maior criação, o Nintendo Entertainment System
Masayuki Uemura e sua maior criação, o Nintendo Entertainment System
Foto: Nintendo / Divulgação

Masayuki Uemura, engenheiro que atuou como arquiteto líder tanto do NES quanto do Super NES, morreu no dia 6 de dezembro, aos 708 anos de idade.

O engenheiro se juntou à Nintendo em meados dos anos 1970, quando a empresa ainda se dedicava aos baralhos de hanafuda e teve participação fundamental nas primeiras investidas da marca em entretenimento eletrônico. Ele trabalhou junto de Gunpei Yokoi e Genyo Takeda nos primeiros jogos de 'light gun' e também na linha de consoles domésticos Color-TV, lançados em 1977.

"Uemura foi uma das mentes geniais por trás de algumas das nossas melhores memórias gamers", disse a produtora de documentários Archipel, que registra a história dos maiores criadores nipônicos.

O Famicon (sigla para 'Family Computer') ou NES (Nintendo Entertainment System), como é conhecido no ocidente, foi sua maior criação e serviu de base para as plataformas de jogos seguintes da Nintendo. Uemura também foi o criador do Super NES, considerado por muitos um dos consoles mais marcantes de todos os tempos.

Uemura se aposentou da Nintendo em 2004, quando assumiu o cargo de professor na Ritsumeikan University. A universidade anunciou o falecimento do mestre nesta semana.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade