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Conheça os jogos de PSOne que inspiraram Elden Ring

Muito antes de Demon's Souls, a FromSoftware dava os primeiros passos no reino dos RPGs sombrios

9 fev 2022 - 09h29
(atualizado em 24/2/2022 às 09h23)
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Foto: Divulgação

Fundada em 1986, a FromSoftware é uma subsidiária da Kadokawa Corporation, um conglomerado de mídia japonês e que hoje é bem conhecida mundialmente gracas à série Souls e seus derivados como Bloodborne, Sekiro: Shadows Die Twice e o seu aguardado próximo lançamento, Elden Ring.

Com mais de três décadas de história, a empresa passou por uma longa jornada e, entre outros jogos, desenvolveu muitas experiências que culminaram no aguardado RPG de ação. E se engana quem pensa que esse aprendizado começou com Demon's Souls e a trilogia Dark Souls: muitos dos pilares do sucesso da FromSoftware vem dos seus jogos para PSOne.

Conheça Elden Ring, o jogo mais aguardado do ano:

Para recordar do passado do estúdio, Game On preparou uma lista com alguns dos jogos não tão conhecidos da FromSoftware, mas que com certeza merecem ser relembrados e que certamente servirão de fonte de inspiração para Elden Ring, confira!

King's Field (1994)

Foto: Divulgação

O jogo de estreia da FromSoftware foi King's Field, lançado para o PlayStation original em 1994 - apenas 13 dias após a chegada do console no mercado. Em King's Field o jogador assume o papel de um cavaleiro chamada Alfred que está procurando por seu pai desaparecido, que sumiu junto com um esquadrão de soldados enquanto explorava um cemitério subterrâneo de um rei morto, em uma terra medieval conhecida como Verdite.

Já na estreia, a From emplacou características que se tornariam marca registrada dos sucessos futuros da produtora: a ambientação de fantasia medieval sombria com muita exploração de labirintos recheados de monstros, esqueletos e zumbis, além de uma dificuldade acima da média. Uma curiosidade é que King's Field era todo em primeira pessoa.

O game foi feito por um pequeno time de apenas 10 pessoas, entre elas Naotoshi Zin, fundador do estúdio e considerado figura criativa essencial na série. Os desenvolvedores levaram seis meses para finalizar o jogo. Lançado apenas no Japão, King's Field alcançou um relativo sucesso, o bastante para bancar uma sequência que chegaria ao outro lado do mundo.

King's Field II (1995)

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A FromSoftware não perdeu tempo e lançou King's Field II em 1995 no Japão e no ano seguinte nos Estados Unidos. Como o primeiro não chegou ao ocidente, este é o jogo que os fãs de RPG ocidentais conheceram simplesmente como "King's Field".

O game segue a mesma fórmula do antecessor (com uma dificuldade ainda maior) mas apresenta um novo protagonista, um náufrago em uma ilha chamado Alexander, um dos amigos do Rei de Verdite (o protagonista do jogo anterior), com a missão de recuperar uma espada sagrada. Como o único sobrevivente do navio que afundou no oceano, ele agora deve seguir em frente e explorar os segredos mortais que a ilha sombria guarda.

King's Field III (1996)

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King's Field III foi lançado em junho de 1996 no Japão e em novembro nos Estados Unidos (com o nome de King's Field II), apresentando os mesmos elementos da jogabilidade que consagraram os dois jogos anteriores: batalhas em primeira pessoa, resolução de quebra-cabeças e muita exploração.

O jogo se passa 20 anos depois do anterior e tem como protagonista o filho de Alfred, Lyle, que agora deve enfrentar o seu pai que foi possuído por uma força do mal. Alexander, protagonista do segundo jogo, morreu selando Alfred em seu castelo.

King's Field III foi o último jogo da série no PlayStation e não empolgou tanto os jogadores, o que fez a produtora investir em outras ideias, como o shooter com robôs gigantes Armored Core. Nos anos seguintes, King's Field retornaria com um jogo para PlayStation 2 e dois outros no portátil PSP.

Shadow Tower (1998)

Foto: Divulgação

Lançado em 1998 no Japão, Shadow Tower marcou o retorno da FromSoftware aos RPGs trevosos e desafiadores. O jogo tinha muitas semelhanças à fórmula de King's Field, mas trouxe inovações importantes como a adição de um escudo que funcionava como um item de verdade: era preciso levantá-lo para bloquear os ataques inimigos.

No jogo, você assume o papel do mercenário Ruus Hardy, que ao voltar para casa descobre que toda a cidade, assim como a torre central, foi sugada para o submundo. Decidido a resgatar os habitantes, ele desce ao submundo por meio da torre, a tal Shadow Tower do título, para combater os demônios responsáveis pela abdução - e descobrir que outros horrores se escondem em seu interior. A ausência de um mapa dos andares obrigava o jogador a se virar para não se perder pelo caminho, acrescentando uma dose extra de desafio à exploração.

O game ganhou uma sequência para PlayStation 2, que ficou restrita ao Japão. Shadow Tower Abyss se passa na mesma cidade do jogo original, tendo como protagonista um explorador em busca de uma lança arcana com grandes poderes.

Mesmo com mecânicas rudimentares comparadas aos cultuados jogos que a FromSoftware desenvolveria nas décadas seguintes, é interessante ver como conceitos de combate, exploração e ambientação de Demon's Souls, Dark Souls e mesmo Elden Ring já estavam presentes nos jogos do estúdio lá no PSOne.

Elden Ring chega no dia 25 de fevereiro com versões para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S,

Fonte: Game On
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