PUBLICIDADE

Conheça 6 personagens LGBTQIA+ nos jogos

De Mario à Cyberpunk 2077, a comunidade LGBTQIA+ é representada em alguns games famosos

17 jun 2022 12h39
ver comentários
Publicidade
Life is Strange é uma franquia que trabalha representatividade em vários momentos
Life is Strange é uma franquia que trabalha representatividade em vários momentos
Foto: Square Enix/Divulgação

O mês de junho é marcado por manifestações da comunidade LGBTQIA+, uma vez que é considerado o Mês do Orgulho. Para ajudar na voz de uma minoria que sofre silenciamento diário, o Game On separou uma lista de personagens LGBTQIA+ nos jogos. Apesar do frequente boicote à comunidade, a resistência consegue forçar o seu espaço de direito e ganha representação em alguns games.

Por que junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+?

Durante o ano de 1969, na cidade de Nova York, policiais cometeram atos de violência contra o público LGBT que estava presente no bar Stonewall. As pessoas que estavam dentro do local, frequentadores e outras pessoas da comunidade que presenciaram o ato, resistiram por dias, recebendo todo o suporte contra os atos discriminatórios. Uma das pessoas mais importantes neste ato, a travesti e ativista Marsha P. Johnson, é lembrada com seu devido mérito até hoje como pioneira no ativismo da comunidade LGBTQIA+.

Birdo - Super Mario Bros 2

Birdo e ao fundo a bandeira da representatividade trans.
Birdo e ao fundo a bandeira da representatividade trans.
Foto:

Considerada a primeira personagem transexual no mundo dos jogos, Birdo é uma criatura que se assemelha a um dinossauro, assim como o famoso Yoshi. No jogo ela é uma vilã que atira ovos de sua boca para causar dano. No manual do jogo americano diz: "é um garoto que pensa ser uma garota".

Birdo é icônica por ser retratada como a primeira trans nos jogos, mas, inicialmente, a Nintendo não descrevia a personagem com o devido cuidado. Entretanto, a personagem foi abraçada pela comunidade e, hoje, Birdo é forte e bastante carismática, principalmente nas aparições mais recentes. A moça ainda participa de vários outros títulos da Nintendo como Super Mario RPG, Mario Tennis e Super Smash Bros.

Ellie - The Last of Us

Ellie em The Last of Us Parte 2
Ellie em The Last of Us Parte 2
Foto: Divulgação/Naughty Dog / Tecnoblog

Uma das personagens LGBTs mais icônicas dos últimos tempos, Ellie da franquia The Last of Us possui bastante visibilidade no mundo gamer. Aliás, a representação de sua sexualidade no segundo jogo se mostrou necessária exatamente pela reação da comunidade. Isso porque muitas pessoas acabaram criticando o jogo por ter abordado um relacionamento não normativo de Ellie.

A personagem é lésbica e possui uma relação com Dina, que é uma mulher bissexual. Inclusive, em The Last of Us 2, existe um momento em que as namoradas dançam e recebem reclamações por terem se beijado. A cena trouxe revolta, mas também serviu como identificação para a comunidade LGBTQIA+. E, como dito acima, a reação de parte do público, que criticou a Naughty Dog, mostra como são necessárias mais e mais representações LGBTs nos games.

Dorian - Dragon Age Inquisition

Dorian é um personagem extremamente poderoso de Dragon Age Inquisition
Dorian é um personagem extremamente poderoso de Dragon Age Inquisition
Foto: EA / Reprodução

Em Dragon Age Inquisition, são vários os exemplos de personagens não normativos e que exploram bastante o amor livre. Não à toa, o jogador pode se relacionar com diversos NPCs independente de gênero. Mas, neste quesito, um dos destaques é Dorian. O personagem é de uma linhagem nobre do império Tevinterano e possui uma habilidade grande com magia.

Por ser poderoso, Dorian tem uma personalidade arrogante e é tratado como pária por se opor às tradições da sua terra. Entretanto, ele ostenta esse título com orgulho e defende a ideia de que o Império não irá mudar sem a ajuda de alguém com o seu nível de poder.

Alucard - Castlevania

Alucard é filho de drácula e bissexual
Alucard é filho de drácula e bissexual
Foto: Divulgação/Konami / Tecnoblog

Antes mesmo de séries jovens como Teen Wolf ou The Vampire Diaries abordarem os vampiros como criaturas bem livres no quesito sexual, Alucard aparecia em 1989 no jogo Castlevania III: Dracula's Curse. Entretanto, Adrian Tepes, nome original do personagem, foi eternizado por seu protagonismo no título Castlevania: Symphony of the Night, inicialmente produzido para PlayStation.

Apesar de não ser algo explicíto e explorado nestes games, Alucard é bissexual. Entretanto, a sexualidade do personagem é explorada em outras mídias, como por exemplo, a série da Netflix. Pegando os fãs da franquia de surpresa, ninguém menos que o filho de Drácula faz parte da comunidade LGBTQIA+.

Steph Gingrich - Life is Strange

Steph ganha mais destaque em True Colors
Steph ganha mais destaque em True Colors
Foto: Square Enix / Reprodução

Life is Strange é uma saga muito interessante e que possui uma história e tanto, e Steph Gingrich apareceu pela primeira vez em Life is Strange: Before the Storm, mas foi uma das personagens mais relevantes de Life is Strange: True Colors. Ela é abertamente queer e partes da história dos games indica que ela se relaciona com mulheres.

Os jogadores conhecem Steph muito pela visão de Chloe, que também é outra personagem LGBTQIA+. Vale ressaltar que a franquia Life is Strange ganhou respeito na comunidade exatamente por conseguir abordar temas como sexualidade de forma respeitosa e interessante.

Judy Alvarez - Cyberpunk 2077

Judy é uma das personagens que o jogador pode ter um romance
Judy é uma das personagens que o jogador pode ter um romance
Foto: Guide Stash / Reprodução

Que Cyberpunk 2077 chegou cheio de defeitos muita gente já sabe (vários problemas até hoje, inclusive). Entretanto, um dos acertos do jogo foi a liberdade na hora de criar o protagonista, além de uma gama de personagens não normativos presentes no enredo. Dentre eles, Judy Alvarez é uma que ganhou os fãs de Cyberpunk 2077. Disponível como possível relacionamento apenas para personagens femininas, Judy é uma hacker com uma personalidade complexa e fascinante.

Durante a história, é possível conhecer mais dela e o jogador descobre até mesmo sobre a primeira paixão de Judy por uma garota, quando ainda era criança. A personagem ganha profundidade em sua história à medida que descobrimos que ela passou por várias problemáticas durante sua vida.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade