PUBLICIDADE

Como GTA se tornou um grande shopping center

Antes visto como 'jogo de bandido', Grand Theft Auto virou queridinho da publicidade

15 dez 2021 - 11h14
(atualizado às 11h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Bar Brahma no servidor Cidade Alta de GTA RP
Bar Brahma no servidor Cidade Alta de GTA RP
Foto: Brahma / Divulgação

Foi-se o tempo em que Grand Theft Auto era sinônimo de jogo polêmico e de más influências para a juventude. Atualmente, os servidores de GTA V Online são pontos de venda disputados por agências de publicidade e marcas interessadas em se aproximar dos gamers.

Muito disso se deve à popularidade do chamado "GTA RP", sigla para 'GTA roleplay', modalidade em que os jogadores criam seus avatares e vivem vidas virtuais, interpretando papéis que não necessariamente envolvem roubos ou outras ladinagens típicas da franquia da Rockstar.

No Brasil, servidores de GTA RP se tornaram extremamente populares e são cheios de modificações feitas pela comunidade. Com milhares de usuários interagindo diariamente nestes jogos e a facilidade de negociar com os proprietários dos servidores, não demorou para Grand Theft Auto se tornar um verdadeiro shopping center digital - e isso antes mesmo do "metaverso" entrar na moda.

Para Renato Voltarelli, head de marketing da Logitech no Brasil, cada vez mais as empresas precisam entender que o mundo dos games é muito mais do que jogo. "As noções de gamificação estão surgindo e expandindo muito os horizontes do que é o universo gamer", disse o executivo ao Game On.

Espaço na Logitech no Complexo, servidor de GTA RP
Espaço na Logitech no Complexo, servidor de GTA RP
Foto: Logitech / Divulgação

A Logitech abriu uma loja virtual no servidor Complexo, do Fluxo, um dos mais populares do país, em que os jogadores podem conhecer seus novos headsets, com uma modelação digital idêntica ao do produto na vida real. Quem comprasse o produto dentro do servidor, tinha um desconto na compra do headset nas lojas tradicionais.

"Poder casar o lançamento do produto dentro do GTA RP, junto com os influenciadores que estão fazendo as lives, que estão com o produto em mãos, é uma oportunidade única", contou Voltarelli. "Precisamos buscar essas ações disruptivas para fazer algo diferente".

O executivo explica também que não basta posicionar seu produto lá dentro, é preciso motivar o gamer a visitar o ponto com alguma iniciativa. A Logitech instalou uma pista de drift no servidor do Fluxo e para jogar, o usuário passa por dentro da loja virtual. 

Allan Fernandes, da agência 3C, que administra o Complexo, aponta que a nova geração de consumidores não vê novela. "O GTA RP é a novela dessa molecada. É natural, não foi feito pelas marcas. Os influenciadores começaram a gerar conteúdo de uma forma que o ambiente ficou favorável para as marcas".

Não são apenas marcas ligadas ao universo gamer, como a Logitech, que se estabeleceram nos servidores de Grand Theft Auto: o Banco do Brasil abriu uma agência virtual no game. O iFood realizou campanhas dentro de GTA RP, com missões de entrega via aplicativo, ao mesmo tempo em que trouxe uma lanchonete do jogo, a Avalanches, para o app em São Paulo. Confira no vídeo abaixo:

GameON Minute: Do Cidade Alta, Avalanches chega a SP:

Uma das marcas que desbravou o território das partidas online de Grand Theft Auto foi a Brahma, com a recriação de um de seus ícones, o Bar Brahma, no Cidade Alta, o maior servidor do jogo no Brasil. Deu tão certo que a empresa decidiu repetir a dose em uma nova ativação no final deste ano.

Para marcar o retorno de Brahma à Cidade Alta, a marca fez nevar fora de época no game, associando a diversão na neve com a cremosidade da cerveja Duplo Malte. "A neve é sempre muito esperada pelos jogadores e já faz parte do cotidiano dos fãs, mas ela acontece apenas no fim do ano", explicou Gustavo Castro, diretor de marketing da marca. "Então, levamos nossa campanha da vida real, que fala sobre toda a cremosidade de Brahma, para o universo do jogo".

Ação da Brahma Duplo Malte em GTA RP
Ação da Brahma Duplo Malte em GTA RP
Foto: Brahma / Divulgação

Para Gustavo, se aproximar dos gamers através do GTA foi muito bem planejada, justamente para evitar controvérsias ligadas ao jogo no passado. 

"Nossa ideia de entrar na Cidade Alta surgiu justamente porque é um servidor 100% controlado, voltado para maiores de idade. Dessa forma, conseguimos garantir que as práticas e ações que acontecem dentro do jogo são condizentes com tudo o que a gente acredita", explicou o executivo. Um exemplo disso é que, após consumir bebida alcoólica dentro do servidor, o personagem não pode dirigir por um tempo.

"Prezamos sempre pelas melhores práticas dentro do servidor em tudo o que se relaciona com Brahma. Temos a premissa de unir as pessoas e brindar momentos de celebração. Os games são uma plataforma capaz de divertir e conectar pessoas ao redor do mundo e é esse o movimento que apoiamos”, concluiu.

Para jogar GTA RP, é preciso possuir uma cópia de Grand Theft Auto V para PC.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade