PUBLICIDADE

Capcom Fighting Collection traz ótimos jogos de luta

Coletânea resgata clássicos dos arcades e games que tinham ficado apenas no Japão

21 jun 2022 12h09
ver comentários
Publicidade
Capcom Fighting Collection traz 10 jogos de luta dos arcades
Capcom Fighting Collection traz 10 jogos de luta dos arcades
Foto: Capcom / Divulgação

A Capcom foi uma das produtoras de games mais prolixas nos anos 1990, época em que reinava absoluta nas casas de fliperama, ainda mais depois do sucesso de Street Fighter II. A coletânea Capcom Fighting Collection é um belo registro desta época na história da produtora, reunindo 10 jogos de luta, inclusive a melhor versão de Street Fighter II, toda a série Darkstalkers e a primeira adaptação de Red Earth para consoles domésticos.

O pacote completo inclui os seguintes games, em suas versões japonesas e americanas (quando disponíveis): 

  • Cyberbots - Fullmetall Madness
  • Hyper Street Fighter II The Anniversary Edition.
  • Darkstalkers: Night Warriors
  • Night Warriors: Darkstalkers' Revenge
  • Vampire Savior: The Lord of Vampire
  • Vampire Hunter 2: Darkstalkers' Revenge
  • Vampire Savior 2: The Lord of Vampire
  • Pocket Fighter
  • Super Puzzle Fighter II X
  • Red Earth

Desses jogos, só Cyberbots tinha aparecido nas plataformas mais recentes, como parte da plataforma Capcom Arcade Collection. Alguns dos outros estavam 'sumidos' desde os dias do PlayStation 2 ou até antes e só por isso, a Fighting Collection já vale a pena.

Como eu disse em minhas primeiras impressões do pacote, o carro-chefe aqui é a franquia Darkstalkers. Criada quando a Capcom sentiu que Street Fighter II estava ficando velho, a série traz monstros das mitologias ocidentais e japonesa para trocar sopapos. Os personagens e seus golpes estão entre os mais criativos já vistos nos arcades. Temos que admitir, não é todo dia que um zumbi rockstar transforma o adversário em uma bola de basquete e acaba com ele em uma enterrada!

Red Earth é outro tesouro que finalmente ganha uma versão doméstica. Até então, o game estava disponível apenas para arcades. Neste jogo que mais parece uma aventura, o jogador escolhe entre quatro herói fantásticos e enfrenta oito chefes monstruosos ao longo de uma jornada. Há um modo versus, mas infelizmente, só é possível controlar os heróis nestas lutas. Red Earth também chama a atenção por trazer a possibildiade de executar os oponentes no fim das lutas, meio ao estilo de Mortal Kombat.

Red Earth usa a mesma placa de Street Fighter 3, mas parece um jogo de aventura
Red Earth usa a mesma placa de Street Fighter 3, mas parece um jogo de aventura
Foto: Capcom / Divulgação

É legal ver Red Earth de volta, sendo apresentado para muitos jogadores pela primeira vez. Certamente, alguns vão reconhecer a skin de Leo em Street Fighter 5 ou mesmo o cinturão do personagem que apareceu em Dragon's Dogma: Dark Arisen.

Entre os outros games inclusos no pacote, vale destacar Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition. Se trata da melhor versão do clássico que definiu o gênero de pancadaria. O jogo foi lançado pela última vez no PlayStation 2 e permite jogar com todas as versões dos lutadores, desde World Warriors até Super Turbo. São 65 variações dos combatentes para escolher - é bem melhor do que Ultra Street Fighter II, pode confiar.

A Anniversary Edition tem tudo o que os fãs de Street Fighter II precisam
A Anniversary Edition tem tudo o que os fãs de Street Fighter II precisam
Foto: Capcom / Divulgação

Todos os jogos oferecem suporte para partidas online e é possível criar um salvamento rápido por vez. A coleção também traz um museu com galerias de arte e trilhas sonoras dos jogos e uma aba para acompanhar o progresso do jogador em cada um dos 10 games.

Considerações

Capcom Fighting Collection é mais um pacote caprichado de jogos clássicos da produtora japonesa, desta vez reunindo todos os Darkstalkers e outros games de luta do passado. Poder jogar alguns destes games pela primeira vez no conforto de casa e disputar partidas online é muito bom. Mas melhor ainda vai ser reunir os amigos na sala de estar para tirar 'contras' nos jogos da coleção.

Capcom Fighting Collection - Nota 8
Capcom Fighting Collection - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

A Capcom Fighting Collection chega em 24 de junho para PC (via Steam), PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One.

*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Capcom.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade