PUBLICIDADE

Análise: Sonic Origins é viagem veloz ao passado

Coletânea traz quatro games clássicos do Sonic refeitos para plataformas atuais

21 jun 2022 11h03
| atualizado às 11h03
ver comentários
Publicidade
Sonic Origins traz os clássicos do Mega Drive refeitos em widescreen
Sonic Origins traz os clássicos do Mega Drive refeitos em widescreen
Foto: Sega / Divulgação

Um dos maiores ícones dos games nos anos 1990, Sonic the Hedgehog estabeleceu o lugar da Sega no coração de toda uma geração de jogadores. Agora, os jogos que fizeram a fama do ouriço velocista retornam em Sonic Origins, uma caprichada releitura para PC e consoles atuais.

O pacote traz quatro jogos: Sonic the Hedgehog, Sonic 2, Sonic 3 & Knuckles e Sonic CD. Embora nem todos tenham envelhicido tão bem (o jogo do Sega CD, particularmente, tem lá seus problemas), é inegável que se trata de uma seleção de jogos clássicos de plataforma.

Sonic Origins vai além de empacotar os jogos antigos em uma nova caixa: há vários modos de jogo, desde o Clássico, em que tanto o formato da tela quanto o limite de vidas são os mesmos de antigamente, e o modo Aniversário, com as telas ajustadas para o formato widescreen, movimentos de Sonic Mania e a opção de jogar com Tales e Knuckles em todos os jogos - inclusive no primeiro, que ganhou novos segredos para aproveitar as habilidades da famosa equidna.

Há também a opção de jogar os games como uma única história, do primeiro ao quarto jogo, divididos por belas cenas animadas inéditas que narram os eventos. A animação é muito bem feita e é impossível assistir as cenas sem abrir um sorriso. Os fãs mais puristas podem ficar tranquilos: os filmes originais de Sonic CD também estão presentes.

Sonic Origins está disponível para PC e consoles
Sonic Origins está disponível para PC e consoles
Foto: Sega / Divulgação

Cada jogo tem também novas moedas colecionáveis, que podem ser usadas para desbloquear itens em um museu cheio de colecionáveis digitais, como ilustrações antigas, vídeos inéditos, músicas e outros itens para os fãs. As moedas também podem ser usadas para adquirir novas tentativas nos estágios especiais dos games.

Por fim, Sonic Origins oferece também um modo de Missões, com desafios específicos para completar em fases de cada um dos jogos. Há um modo espelhado e um modo apenas de batalhas contra chefes.

Nem tudo é perfeito

Embora a recriação dos jogos no formato widescreen seja sensacional, nem tudo é perfeito em Sonic Origins. Algumas faixas da trilha sonora de Sonic 3 & Knuckles, como as músicas das fases Launch Base e Ice Cap, foram trocadas por músicas diferentes das originais por questões de licenciamento, e as novas faixas não são tão boas.

Também há algumas ausências sentidas. Seria bacana se a Sega tivesse incluído mais jogos 2D do Sonic no pacote, pela pura nostalgia, como a versão do Game Gear de Sonic the Hedgehog, por exemplo. Ou o celebrado Sonic Mania, um dos melhores games do mascote nos últimos anos. Sonic até tem os movimentos de drop-dash desse jogo no Anniveersary Mode. então por que não incluí-lo no pacote?

Considerações

Sonic Origins - Nota 8
Sonic Origins - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

Sonic Origins é uma bela celebração de aniversário para um dos mais famosos heróis dos games. A coletânea reapresenta quatro jogos clássicos do Sonic, com melhorias e novidades o bastante para justificar algumas novas partidas.

Sonic Origins está disponível para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no PlayStation 5, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Sega.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade