Assassin's Creed ordem de lançamento
Com 14 títulos principais e 30 no total da franquia, Assassin’s Creed mistura história e fantasia.
A franquia Assassin's Creed, da Ubisoft, conta com 14 títulos principais e 30 no total, sendo o mais recente "Assassin's Creed Shadows" (2025), com jogos que mesclam história e fantasia em cenários históricos.
Uma das franquias mais amadas do mundo dos videogames é a Assassin’s Creed. Com foco em enredos bem trabalhados, com muita história, referências reais e ação, os títulos da Ubisoft conquistaram o mundo rapidamente.
Com tantos títulos, é fácil se perder ou ficar em dúvida de quais jogos foram lançados.
Porém, vamos explicar a ordem de lançamento e também a cronológica, considerando o momento da história em que o jogo se passa.
Assassin's Creed ordem de lançamento: veja qual é!
1 - Assassin’s Creed (2007)
2 - Assassin’s Creed II (2009)
3 - Assassin’s Creed: Brotherhood (2010)
4 - Assassin’s Creed: Revelations (2011)
5 - Assassin’s Creed III (2012)
6 - Assassin’s Creed IV: Black Flag (2013)
7 - Assassin’s Creed Rogue (2014)
8 - Assassin’s Creed Unity (2014)
9 - Assassin’s Creed Syndicate (2015)
10 - Assassin’s Creed Origins (2017)
11 - Assassin’s Creed Odyssey (2018)
12 - Assassin’s Creed Valhalla (2020)
13 - Assassin’s Creed Mirage (2023)
14 - Assassin’s Creed Shadows (2025)
Qual a ordem certa de jogar Assassin’s Creed?
Não existe uma ordem certa para jogar os games da franquia Assassin’s Creed.
Porém, como os enredos aproveitam eventos históricos reais misturados com fantasia, é possível jogar considerando a ordem em que os eventos aconteceram.
Conheça a ordem cronológica de Assassin’s Creed:
1 - Assassin’s Creed Odyssey (431 A.C. - 422 A.C.)
Se passando na Grécia Antiga, o jogador escolherá entre Cassandra ou Alexios, dependendo do gênero escolhido, netos do rei de Esparta Leonidas I.
A ambientação acontece na Guerra do Peloponeso entre Esparta e Atenas.
2 - Assassin’s Creed Origins (49 A.C. - 44 A.C.)
Cerca de 400 anos mais tarde acontecem os eventos de Assassin's Creed Origins.
Ambientado no Egito antigo em meio ao reinado de Cleópatra e Ptolomeu XIII, Origins ainda menciona Roma de Júlio César em seu enredo.
3 - Assassin’s Creed Mirage (861)
Ambientado em Bagdá no século nove, Mirage é considerado pela Ubisoft como um tributo aos outros jogos da franquia e é um dos raros casos onde não há nenhuma ligação com o momento presente.
Geralmente, o jogador controla um personagem do presente que precisa retornar ao passado, o que não acontece em Mirage.
4 - Assassin’s Creed Valhalla (872 - 878)
O primeiro exemplar da franquia a abordar a mitologia nórdica se passa poucos anos após Mirage.
Se passando na Noruega e Inglaterra do século IX, Valhalla conta com personagens reais, mas também personagens da mitologia como Odin, por exemplo.
5 - Assassin’s Creed (1191)
O primeiro jogo da franquia se passa em 1191 na Terra Santa, hoje conhecida como Jerusalém e Acre (Israel), Damasco e Massiafe (Síria), com o protagonista Altair Ibn’La-Ahad.
É marcado pela necessidade de ser furtivo para cumprir com os objetivos e também pela habilidade do personagem principal de realizar saltos graças à habilidade de parkour.
6 - Assassin’s Creed II (1476 - 1499)
A continuação do primeiro jogo se passa na Itália, sem muita relação com o jogo anterior. É a primeira aparição de Ezio, um dos personagens mais longevos e admirados da franquia.
Explorando Florença e o Vaticano, figuras históricas como Leonardo Da Vinci, Nicolau Maquiavel e o Papa Alexandre VI estão presentes no enredo do jogo.
7 - Assassin’s Creed: Brotherhood (1499 - 1507)
Mais uma vez, um lançamento do jogo seguiu a ordem cronológica da história. O terceiro jogo da franquia se passa na Itália logo após os acontecimentos do segundo, sendo uma continuação direta.
8 - Assassin’s Creed: Revelations (1511 - 1512)
Encerrando a trilogia de Ezio, o personagem vai à Constantinopla onde precisa encontrar com o passado do protagonista anterior, Altair.
9 - Assassin’s Creed Shadows (1581)
Lançado em março de 2025, esse é o jogo mais recente da franquia até o momento. Pela primeira vez, a história se passa no Japão, mais precisamente na época feudal.
O jogo conta com dois protagonistas, Yasuke e Naoe.
10 - Assassin’s Creed IV: Black Flag (1715-1722)
O sexto jogo da série, lançado em 2013, merece muito destaque por introduzir uma mecânica inédita de combates navais na série.
O jogador controla Edward Kenway, um pirata do século XVIII que explora as ilhas do Caribe.
11 - Assassin’s Creed Rogue (1752 - 1760)
Esse título serve como construção narrativa entre o Assassin’s Creed III e Assassin’s Creed Black Flag, apesar de ter sido lançado em 2014, após os dois jogos.
O jogo se passa no nordeste dos Estados Unidos. Entre a história, aparecem Haytham Kenway, filho do protagonista de AC4 e o pai de Connor, protagonista de AC 3.
12 - Assassin’s Creed III (1754 - 1783)
Na sequência aparece o jogo lançado em 2012, onde o jogador controla Connor Kenway, neto de Edward, de Assassin’s Creed IV Black Flag.
O jogo se passa nos Estados Unidos do século XVIII e a revolução norte-americana é o plano de fundo para a história do jogo, com a presença de figuras históricas como George Washington e Benjamin Franklin.
13 - Assassin’s Creed Unity (1789 - 1794)
Voltando à Europa, o jogador irá comandar Arno Victor Dorian, que busca vingar a morte de seu pai.
Durante a trama, ambientada em Paris durante a Revolução Francesa, o jogador terá contato com personagens importantes como Napoleão Bonaparte e Maximilien de Robespierre.
Em alguns momentos, Arno é transportado para o futuro e visita diversos momentos da história de Paris, como durante a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
14 - Assassin’s Creed Syndicate (1868)
O jogo mais próximo da contemporaneidade da série se passa no século XIX, mas com algumas missões envolvendo o futuro.
Syndicate é ambientado em Londres e conta com dois protagonistas, os gêmeos Jacob e Evie Frye.
Durante a trama, figuras históricas como Alexander Graham Bell (inventor do telefone), Charles Darwin e Winston Churchill surgem durante as missões passadas no futuro.
Qual foi o último jogo que saiu de Assassin’s Creed?
O lançamento mais recente da franquia foi Assassin’s Creed Shadows, disponível desde 20 de março de 2025. Há a expectativa do lançamento de um spin-off para celulares chamado de Assassin’s Creed Jade para 2025, mas ainda sem data oficial.
Agora que você sabe um pouco mais sobre Assassin's Creed e sua ordem de lançamento, continue acessando a editoria Game On para ler artigos e notícias sobre o mundo dos videogames!