PUBLICIDADE

As novidades de Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl

Remakes dos RPGs chegam no dia 19 de novembro e resgatam a quarta geração da franquia.

18 nov 2021 15h34
ver comentários
Publicidade
Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl chegam no dia 19 de novembro
Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl chegam no dia 19 de novembro
Foto: Nintendo/Divulgação

Lançados originalmente em 2006 para Nintendo DS, os jogos da quarta geração de Pokémon marcaram história entre os fãs e foram um divisor de águas da franquia. Reformulação do inventário, mudanças nas mecânicas de batalha e, o mais importante, todas as inovações trazidas pelo Nintendo Wi-Fi Connection - pela primeira vez foi possível realizar batalhas e trocas online com pessoas de todo o mundo.

Não é a toa que os remakes para Switch, Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl, são bastante aguardados pela comunidade. Os jogos chegam em 19 de novembro e preservam muito da aventura original, mantendo o estilo isométrico e não incorporando algumas mecânicas posteriores aos originais, como as Mega Evoluções e o Dynamax.

Ainda assim, há diversas novidades que tornam a jornada por Sinnoh ainda mais divertida. Além da melhoria gráfica já esperada - o jogo agora roda em resolução 720p para o modo portátil e 1080p na TV - o design dos personagens foi completamente repensado e traz o estilo chibi ao game, conhecido por ser bastante estilizado e apresentar cabeças maiores do que o corpo.

Outra novidade interessante e saudosista é a possibilidade de manter seu Pokémon favorito fora da Pokébola, recurso que foi implementado pela primeira vez em 2009, nos remakes da segunda geração para o Nintendo DS, Pokémon Heart Gold e Soul Silver.

Qualidade de vida

Sinnoh era conhecida por abusar do uso dos HMs - golpes especiais que precisam ser usados em determinados locais para permitir a progressão pelo mapa. Os remakes corrigem isso ao seguir a tendência iniciada em Pokémon Sun e Moon de concentrar as funções em um único lugar, o Pokétch - um pequeno dispositivo que nos acompanha por toda a jornada e traz diversos outros recursos como bloco de notas e contador de passos.

Além disso, agora não é preciso ir até um Centro Pokémon para ter acesso ao PC de armazenamento dos seus monstrinhos. O acesso é rápido e pode ser feito de qualquer lugar, um recurso que nasceu na oitava geração e é muito bem-vindo.

Por outro lado, uma novidade que pode não agradar a todos é o uso obrigatório do Exp. Share. O item compartilha a experiência adquirida entre toda a party de Pokémon, o que facilita a evolução e treinamento dos monstrinhos, mas pode tornar a jornada muito mais fácil do que o habitual.

The Grand Underground e Ramanas Park

The Grand Underground - Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl
The Grand Underground - Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl
Foto: Nintendo / Divulgação

Duas novidades muito bem vindas são o The Grand Underground e o Ramanas Park. O Underground nos jogos originais expandiu os seus recursos multijogadores, que funcionavam apenas localmente, para o online e se tornou o The Grand Underground. Agora, o local abrange todo o mapa de Sinnoh e é dividido em seis áreas, cada uma com um bioma diferente e Pokémon exclusivos.

Já o Ramanas Park é um local onde será possível encontrar e capturar Pokémon lendários de outras gerações. O lugar poderá ser visitado somente após a vitória sobre a Liga dos 4 e a batalha contra a Campeã de Sinnoh. Será possível encontrar Entei, Raikou, Suicune e Ho-Oh em Brilliant Diamond e Articuno, Zapdos, Moltres e Lugia em Shining Pearl. Além disso, quem tiver os dados salvos da versão Let's GO poderá obter Mew. Por fim, Jirachi estará disponível caso você tenha Pokémon Sword ou Shield em seu aparelho.

Recursos online

Union Room está de volta em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl
Union Room está de volta em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl
Foto: Nintendo / Divulgação

O Union Room está de volta e será o local que permitirá as conexões locais e online entre os treinadores de todo o mundo. Assim como nos jogos mais recentes de Pokémon, o acesso é rápido - não será preciso ir até um Centro Pokémon, basta apertar o botão Y - e será possível batalhar com outros jogadores e realizar trocas online. Infelizmente não haverá um sistema de batalhas ranqueadas.

Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl estarão disponíveis no Nintendo Switch a partir de 19 de novembro.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade